Folha de S.Paulo

Febraban faz alerta sobre risco do golpe da troca de cartão no Carnaval

-

são paulo A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nota alertando consumidor­es sobre o risco de terem suas senhas e cartões roubados durante o Carnaval e os blocos de rua.

Segundo a federação, quadrilhas aproveitam as aglomeraçõ­es e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão.

Nele, de acordo com a Febraban, um vendedor ambulante mal-intenciona­do entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão e, aproveitan­do-se de um momento de distração do comprador, ele o faz inserir a senha no momento em que, na verdade, deveria ser digitado o valor da compra.

Com isso, o consumidor revela sem querer a informação para o vendedor.

A seguir, o vendedor troca o cartão do consumidor por um similar, que só percebe o golpe em sua próxima tentativa de usá-lo.

A federação afirma que redobrar a atenção ao realizar compras é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.

“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra só asteriscos”, disse a Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil