Folha de S.Paulo

Onyx questiona liberação de FGTS e cobra companhia

- Leia mais em Cotidiano

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira (11) que não é “justo” liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para arcar com despesas pessoais das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Os recursos seriam liberados para ajudar os atingidos pela lama da barragem da Vale. Para o ministro, os prejuízos devem ser exigidos da empresa mineradora.

“Também a própria AGU [Advocacia-Geral da União] vai ter de entrar nessa circunstân­cia porque isso vai ter de ser cobrado da Vale”, afirmou.

O ministro disse também que pessoalmen­te não considera o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho como um desastre natural, mas sim como uma tragédia, destacando, sem dar detalhes, que a mineradora tem de ser cobrada sobre o ocorrido.

“Não concordo com esse critério [de considerar rompimento de barragem como desastre natural]. Acho que é uma tragédia, são situações em que quem é o responsáve­l tem uma série de cuidados, acompanham­entos e monitorame­ntos do que deve ser feito”, disse Onyx.

“Até que haja uma decisão de governo, estou aqui apenas externando uma posição pessoal minha”, afirmou.

“Conversei com o ministro [Gustavo Canuto], e a equipe técnica dele está trabalhand­o sobre isso. Vamos debater isso hoje à tarde”, completou Onyx, na saída de encontro que teve com o ministro do Desenvolvi­mento Regional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil