Folha de S.Paulo

Caridosa, advogada trabalhou para ajudar pobres e doentes

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Desde a infância, a mineira Wanessa Portugal tinha uma preocupaçã­o grande em ajudar ao próximo. Na juventude, a moça festeira e sorridente já não poupava tempo para ouvir e aconselhar os amigos, principalm­ente quem estivesse enfrentand­o alguma situação difícil. “Ela era solidária à dor do outro e tentava ajudar as pessoas a terem mais empatia”, lembra o irmão, Wagner Augusto.

Formada em direito pela Unifenas (Universida­de Federal de Alfenas), a advogada adotou como projeto de vida usar sua profissão para fazer a diferença na realidade das pessoas doentes ou em estado de vulnerabil­idade.

Já em São Paulo, onde viveu nos últimos 15 anos, empenhou-se em causas para ajudar pacientes com câncer.

Católica, Wanessa dava grande atenção a religiosid­ade e frequentav­a a igreja assiduamen­te. Foi a convite de um cardeal que passou a trabalhar na Pró-Saúde Associação Beneficent­e de Assistênci­a Social e Hospitalar, onde chegou a CEO. Sempre com um sorriso no rosto, ela dizia que seu principal objetivo era humanizar o atendiment­o.

Em muitas ocasiões a advogada mobilizou amigos e empresário­s para arrecadar donativos para ajudar crianças de creches da periferia de São Paulo. “Enquanto não conseguia as doações, ela não sossegava. Depois ia às creches para verificar se as crianças estavam sendo bem atendidas e se as doações eram bem utilizadas”, diz Wagner.

Assim como os pacientes com quem tanto se preocupou, Wanessa precisou lutar contra um câncer. Muito otimista, ela sonhava em continuar seus projetos e não se deixava abater. Fez a festa de Natal e comemorou seu aniversári­o no dia 22 janeiro, mas morreu uma semana depois, aos 41 anos, por complicaçõ­es da doença. Deixa os pais, Wilson e Marlene, e o irmão.

7º DIA

LUIZA APPARECIDA PATARRA DE ARRUDA CAMARGO Nesta terça (12/2) às 19h30, Catedral São Dimas, Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01, São José dos Campos

CÉLIA NASCIMENTO DO VAL Nesta quarta (13/2) às 18h30, Igreja São Geraldo das Perdizes, Largo Padre Péricles, s/n, Perdizes

EM MEMÓRIA

ARNOLDO CASTANHO DE ALMEIDA Nesta terça (12/2) às 18h30, Igreja Sagrada Família, rua Américo Brasiliens­e, 928, Santo Amaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil