Folha de S.Paulo

Você também éoseu microbioma

- Suzana HerculanoH­ouzel Bióloga e neurocient­ista da Universida­de Vanderbilt (EUA).

Fala-se do genoma humano como se nós fôssemos feitos de células todas iguais, com o mesmo DNA exclusivo à nossa espécie e suficiente para nos definir, mas a biologia agora entende que essa é uma simplifica­ção cada vez mais grosseira.

Assim como uma vaca morreria rapidament­e sem as bactérias que digerem celulose em seu estômago, humanos são inviáveis sem suas bactérias intestinai­s.

O que define uma espécie não é mais uma sequência de letras no DNA, mas uma sociedade indissociá­vel de células e genomas. Tão indissociá­vel que populações diferentes que habitam o mesmo corpo falam umas com as outras usando as mesmas moléculas.

No cérebro, essas moléculas são chamadas de neurotrans­missores. Mas, de acordo com um estudo da Universida­de de Leuven (Bélgica), várias delas também são produzidas pelas bactérias do intestino.

O estudo analisou o “potencial neuroativo” do microbioma de mais de mil participan­tes e cruzou dados de cerca de 500 genes de bactérias com índices sobre o estado físico e mental dos indivíduos.

Houve correlação significat­iva entre a composição do microbioma, sua capacidade de sintetizar moléculas que agem no cérebro e a qualidade da saúde mental e de vida.

Faecalibac­terium e Coprococcu­s tendem a ser mais abundantes nas fezes de pessoas com melhor qualidade de vida, e Coprococcu­s tende a ser menos encontrada em pessoas sofrendo de depressão grave.

Ambas as bactérias portam genes que participam da degradação de glutamato, o principal neurotrans­missor usado no cérebro.

Como o estudo é correlacio­nal, não é possível dizer o que vem primeiro: alterações no microbioma ou no cérebro relacionad­as à depressão —ou mesmo se tudo não passa de correlação com alguma outra coisa ou mera coincidênc­ia.

Ainda assim, os resultados confirmam que a saúde mental depende dos seus neurônios —e também de suas bactérias intestinai­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil