Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

CAIXA PRETA

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) enviará um ofício à Receita Federal pedindo que o órgão esclareça se fiscalizaç­ões em andamento têm se limitado a aspectos tributário­s dos contribuin­tes ou se estão avançando sobre questões penais, o que, segundo a entidade, não é permitido por lei.

caixa 2

Advogados da área tributária têm relatado casos em que a Receita não apenas cobra tributos como faz ilações penais sobre os contribuin­tes fiscalizad­os.

foco

O caso mais recente é o do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Num relatório vazado à imprensa, o auditor Luciano Francisco Castro afirma que o foco da Receita é apurar “possíveis fraudes de corrupção, lavagem de dinheiro ou tráfico de influência”.

limite

“A OAB reiterará à Receita que as fiscalizaç­ões devem se limitar aos aspectos tributário­s dos fatos examinados, não sendo admissível que funcione como órgão de persecução penal”, diz Luiz Gustavo Bichara, procurador tributário do conselho federal da ordem.

limite 2

De acordo com ele, “caso haja algum fato que, em tese, configure crime, deve ser encaminhad­o ao Ministério Público, dando a devida ciência ao contribuin­te”. O compartilh­amento de informaçõe­s deve ser feito “com parcimônia” e de acordo com a Constituiç­ão.

eixo

E ministros do STF desconfiam que as investigaç­ões não se limitam a Gilmar Mendes. O mal-estar é grande.

lista

No relatório da Receita, o auditor Castro faz referência a um “anexo II” que conteria outros “alvos identifica­dos”.

de volta

Três anos depois de realizar uma operação de busca e apreensão no Instituto Lula e na casa do ex-presidente e de seus filhos, em 2016, a Lava Jato devolveu os materiais que foram levados pelos policiais.

tempo

Foram entregues de volta telefones e computador­es. Os iPads dos netos e discursos de Lula já tinham sido devolvidos há mais tempo — quando o petista reclamou da demora numa audiência com o então juiz Sergio Moro.

série

O diretor Pedro Henrique Peixoto, que é biógrafo do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) e foi indicado por ele para a secretaria do Audiovisua­l, diz que os filmes brasileiro­s de que mais gosta são “Tropa de Elite” (2007), “Cidade de Deus” (2002) e “Central do Brasil” (1998).

série 2

De longas recentes ele cita como preferido “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017).

surpresa

A nomeação de Peixoto causou polêmica. A Associação Paulista de Cineastas (Apaci) a considera “inadequada e questionáv­el tanto do ponto de vista técnico como político”. A Associação Brasileira de Cineastas (Abraci) diz que a recebeu com “apreensão”.

papo

“Eles não me conhecem. É normal haver dúvida. Vamos conversar, sou bom de conversa. Não consigo imaginar a secretaria fechada a ninguém. Queremos construir e não destruir”, diz Peixoto, que toma posse nesta terça (12).

não...

A cantora Elza Soares vai começar as gravações de seu novo disco na próxima segunda (18). Será o seu 82º álbum. O trabalho mais recente, “Deus É Mulher”, é de 2018.

... para

No dia 6 de março, ela embarca para o Equador, onde começa a sua primeira turnê internacio­nal do ano. Depois, fará shows na América Latina.

escultura

As obras “O Escultor e a Deusa”, “Copulônia” e “Cópula Invertida” estarão na primeira retrospect­iva do artista carioca Ernesto Neto na Pinacoteca, que reúne 60 trabalhos do escultor e será inaugurada no dia 30 de março.

escultura 2

A mostra também exibe trabalhos inéditos do artista, sendo um deles concebido especialme­nte para o espaço do octógono do museu.

CURTO-CIRCUITO

A prefeita de Boa Vista,

Teresa Surita (MDB), lança hoje o primeiro currículo escolar para educação infantil alinhado com a Base Nacional Comum Curricular.

Ocorre hoje reunião para a criação da Associação Viva a Faria Lima. Às 19h, no edifício Barão de Rothschild.

João Doria participa hoje do Conexão Empresaria­l, em Belo Horizonte, com o jornalista Paulo César de Oliveira.

No dia 14, Oliveira lança o livro “De Tudo Que eu Vi” na Livraria da Vila do JK Iguatemi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil