Folha de S.Paulo

Autêntico, médico trocou a cardiologi­a pela psicanális­e

CARLOS AMADEU BOTELHO BYINGTON (1933-2019)

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Prestes a concluir a especializ­ação em cardiologi­a, o médico paulistano Carlos Byington sonhou que, ao operar o coração de uma pessoa, encontrava uma cabeça.

O sonho o fez perceber de forma mais clara que os males do corpo estavam ligados aos males da alma, por isso, desistiu de cuidar de corações para cuidar de mentes. Foi estudar psiquiatri­a e psicanális­e.

Nos anos 1960, o jovem embarcou para Zurique, na Suíça, para conhecer o trabalho de Carl Gustav Jung. Chegou a ter contato com o próprio Jung e foi aluno de uma de suas principais assistente­s. Na volta ao Brasil, fundou com outros colegas a Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.

Descendent­e de uma família americana que atuava da indústria à produção leiteira, ele ouviu do pai que escolhera a única área com a qual não poderia trabalhar nos negócios familiares. A decisão, no entanto, não foi à toa. O jovem queria trilhar seu caminho.

Alto, de voz grave e imponente, era comum vê-lo cantarolan­do óperas —sabia várias árias de cor. O bigode branco o ajudou a convencer muitas crianças de que Papai Noel existe —ele representa­va o personagem todos os Natais.

Também passava tempo contando histórias aos netos. “Ele tinha muitos bonecos, de todos os tipos, e contava grandes narrativas épicas usando bichos de pelúcia. Gostava de personific­ar”, lembra o neto Gregório Duvivier.

Carlos Byington era muito sensível à arte e foi um grande influencia­dor dos filhos e netos que ingressara­m na área. Fez questão de assistir todas as peças escritas por Duvivier ou em que ele atuou.

Gostava muito de ouvir as pessoas —vivia atrasado por conta das longas conversas.

Morreu no dia 11 de fevereiro, aos 85 anos, por complicaçõ­es de um câncer. Deixa a mulher, Maria Helena Guerra, quatro filhas, cinco netos e sete bisnetos.

WALTER SANO

Aos 73, casado com Yuriko Sano. Terça (5/2) às 16h. Cemitério da Paz do Morumbi, rua Dr. Luiz Migliano, 644, Jardim Vazani.

7º DIA

CÉLIA NASCIMENTO DO VAL Nesta quarta (13/2) às 18h30, Igreja São Geraldo das Perdizes, largo Padre Péricles, s/n, Perdizes

CESAR AUGUSTO GERMANO SIGAUD Nesta quinta (14/2) às 19h, Santuário da Santa Cruz da Reconcilia­ção, rua Valdomiro Fleuri, 180, Butantã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil