Folha de S.Paulo

Aéreas podem ir à Justiça contra sociedade entre Correios e Azul

-

Ao menos duas companhias aéreas estudam maneiras de anular a criação de uma joint venture entre Correios e Azul para a entrega de cargas.

A operação foi aprovada pelo Cade, por unanimidad­e, nesta quarta-feira (13).

Latam e Avianca Brasil haviam questionad­o a formação da sociedade no órgão antitruste.

Ambas estudam a possibilid­ade de se somarem a um órgão do TCU (Tribunal de Contas da União) e à Gol, que contestam no próprio tribunal a transação, de acordo com pessoas familiariz­adas com o caso.

A ação mais antiga tramita desde 2018 e seria analisada pelo plenário nesta quarta (12), mas o ministro Bruno Dantas pediu vistas. A Avianca cogita recorrer à Justiça comum, caso o TCU aprove a joint venture, apurou a coluna.

As companhias argumentam que a estatal não as consultou sobre a possibilid­ade de buscar associação com empresas privadas e questionam os critérios usados na escolha da Azul.

Uma concorrent­e alega que a aérea não teria a expertise nem capacidade operaciona­l para atender à demanda dos Correios, mas controlará a sociedade, o que não faria sentido econômico, diz um executivo da empresa.

A decisão do Cade não levou em conta os efeitos problemáti­cos sobre o mercado, especialme­nte depois da recuperaçã­o judicial da Avianca, quarta maior do mercado, de acordo com ele.

A Azul afirmou em nota que vai aguardar a decisão do tribunal para que a sociedade, que ainda não tem nome, entre em operação.

Procuradas, Avianca Brasil, Correios, Gol e Latam não se manifestar­am.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil