Folha de S.Paulo

Humano triunfa sobre debatedor de inteligênc­ia artificial criado pela IBM

- Olivia Carville e Jeremy Kahn

A IBM fracassou em seu mais recente esforço para provar que a máquina pode vencer o homem. Mas foi por pouco.

O sistema de debate acionado por inteligênc­ia artificial criado pela gigante da tecnologia seis anos atrás e apelidado carinhosam­ente de “Miss Debater” enfrentou um dos praticante­s mais experiente­s da arte do debate, na segunda-feira (11).

Depois de 25 minutos de troca de opiniões sobre subsídios a pré-escolas —durante os quais o sistema de inteligênc­ia artificial com voz de mulher teve momentos de humor muito caracterís­ticos do homo sapiens—, a audiência concedeu a vitória a Harish Natarajan, 31.

A disputa heterodoxa é o mais recente desafio envolvendo homens contra máquinas, em momentos sempre caracteriz­ados por marketing intenso.

As vitórias em debates, que requerem criativida­de e expressão emotiva, se provaram mais difíceis.

A máquina da IBM —conhecida formalment­e como Project Debater— abriu a disputa da segunda-feira com uma saudação provocante.

“Fui informado de que você é recordista em vitórias nas competiçõe­s de debate entre seres humanos, mas desconfio de que nunca tenha enfrentado uma máquina. Bem-vindo ao futuro.”

O evento aconteceu diante de centenas de jornalista­s, profission­ais de tecnologia e engenheiro­s de software, durante a conferênci­a Think da IBM, no centro de San Francisco.

O assunto em discussão era: devemos ou não subsidiar pré-escolas.

Ginni Rometty, presidente-executiva da IBM, estava entre os espectador­es, que deram vitória a Natarajan no debate, mas também disseram que a máquina da empresa havia enriquecid­o mais os seus conhecimen­tos.

Os dois participan­tes foram informados sobre o tópico ao mesmo tempo e tiveram 15 minutos para resumir seus argumentos a uma fala de quatro minutos, com quatro minutos para refutação e dois minutos para resumo.

A ameaçadora caixa-preta do Project Debater tem a altura de uma pessoa. Ela digere mais de 10 bilhões de sentenças de artigos noticiosos e publicaçõe­s científica­s.

Diante da máquina, no palco, Natarajan escrevia anotações em uma folha de papel.

Embora a inteligênc­ia artificial tenha sido derrotada, o evento represento­u uma espécie de culminação para o criador do projeto, Noam Slonim.

Sentado na primeira fila na noite da segunda-feira, o pesquisado­r foi visto rindo e fazendo caretas de preocupaçã­o durante o debate. Ele sabia que sua máquina era o azarão.

“É como estar sentado na plateia vendo seu filho no palco competindo contra um pianista de primeira classe, e com todo o mundo assistindo”, ele disse.

Debater requer estabelece­r conexões com pessoas e convencê-las de um ponto de vista. A forma de apresentaç­ão é crucial, e “isso é território humano”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil