Folha de S.Paulo

Grafites de Senna, Machado de Assis e Criolo estampam salas de aula em SP

Alunos elegeram 16 personalid­ades que tiveram seus rostos grafitados em escola em Guarulhos

- Jairo Marques Jardiel Carvalho/Folhapress

Desde o início deste ano letivo, personalid­ades como o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o desenhista Maurício de Sousa, 83, a jogadora de futebol Marta, 32, e o cantor Criolo, 43, além de outras 12 figuras brasileira­s, estão mudando a rotina da Escola Estadual Parque Jurema 3, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

As paredes das 15 salas de aula e de mais uma sala de

leitura do colégio, que tem 1.700 alunos em três turnos, foram grafitadas com os rostos dessas pessoas que marcaram, em diversas áreas, a realidade brasileira.

A escolha dos agraciados para receber a homenagem foi feita por meio de eleição, em que toda a comunidade votou.

O piloto Ayrton Senna (19601994) foi o mais votado para as salas de aula, mas, na disputa exclusiva para quem adornaria a sala de leitura, deu Machado de Assis (1839-1908), que

teve o retrato acompanhad­o da clássica frase “A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal”.

A iniciativa só foi possível porque a escola recebeu do governo do estado, no ano passado, uma verba de R$ 5.000, de livre provimento, mas cujo destino teria de ser escolhido pelos próprios alunos.

“O grêmio estudantil queria algo artístico, que tivesse impacto no visual da escola. O grafite está muito ligado à realidade dos alunos, então

tiveram a ideia das pinturas”, afirma a diretora Mariana Valente Gonzaga, 36.

Em princípio, o grêmio, os professore­s e pais de alunos elencaram 34 personalid­ades, de áreas distintas, para entrarem na votação.

Cartazes com dados básicos dessas pessoas e mais um código eletrônico que, quando escaneado, levava para uma página da internet com mais informaçõe­s sobre o nome, foram espalhados pela escola ao mesmo tempo que os profes-

sores trabalhava­m em classe as histórias dos “candidatos”.

“A ação fomentou muito a curiosidad­e dos alunos pela arte e pelos artistas. Eles queriam, cada vez mais, saber mais sobre os pensamento­s e a atuação dos personagen­s”, diz a diretora.

E foi justamente o campo artístico o mais contemplad­o com ganhadores de grafites, entre eles a escritora Clarice Lispector (1920-1977), a cantora Elis Regina (1945-1982) e o rapper Gabriel o Pensador, 44, que, assim como Criolo, festejou a homenagem em suas redes sociais.

O artista escolhido para fazer o grafite foi Fernando Manuel, 31, o FND, morador da região de Pimentas, bairro periférico e estigmatiz­ado pela violência, onde está o colégio.

Ele gastou 250 latas de spray de tinta e trabalhou noite e dia para que tudo ficasse pronto durante o período de férias.

“Foi o trabalho mais importante da minha vida até hoje e é um sonho realizado. Me dediquei de corpo e alma, com todo o carinho, porque, no passado, eu estudei nessa escola e pichei os muros daqui. Agora, eu trago minha arte para dentro dos muros.”

Depois da repercussã­o das fotos, FND está com agenda cheia. Foi convidado para grafitar escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e diversas outras em São Paulo.

Para Julia Roque, 18, aluna do colégio e membro do grêmio, o sucesso da iniciativa foi porque “causou uma evolução dentro do ambiente escolar, aproximou o aluno da escola. A maioria das escolas tem grafite do lado de fora; aqui, ele veio para dentro da sala e transformo­u tudo, abriu discussões, curiosidad­e”.

O colégio também reservou espaços específico­s —espécie de murais— para que os alunos que quiserem fazer suas manifestaç­ões artísticas.

Também estão representa­dos nas salas de aula Tarsila do Amaral (1886-1973), Carolina de Jesus (1914-1977), Chico Mendes (1944-1988), Maria da Penha, 74, Renato Russo (1960-1996), Santos Dumont (1873-1932) e Zumbi dos Palmares (1655-1695).

“A maioria das escolas tem grafite do lado de fora; aqui, ele veio para dentro da sala e transformo­u tudo, abriu discussões Julia Roque, 18 estudante

 ??  ?? A escritora Clarice Lispector também foi uma das escolhidas para ornamentar a sala de aula; mundo artístico foi o mais lembrado
A escritora Clarice Lispector também foi uma das escolhidas para ornamentar a sala de aula; mundo artístico foi o mais lembrado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil