Folha de S.Paulo

Mangá inspira superprodu­ção sobre ciborgue

Violento ‘Alita: Anjo de Combate’, de Robert Rodriguez, é fruto de projeto de tecnologia de James Cameron pós-‘Titanic’

- Alex Kidd

Afinal quem é Alita? A Fox investiu por volta de US$ 200 milhões na resposta. Adaptação do cultuado mangá criado por Yukito Kishiro nos anos 1990, “Alita: Anjo de Combate” é a “ciborgue dos olhos” do diretor James Cameron, que assina a produção do blockbuste­r lançado em 943 salas brasileira­s.

No século 26, a população da Terra está dividida em duas: a maioria vive subjugada numa violenta metrópole decadente comandada por ciborgues policiais. Enquanto poucos privilegia­dos vivem na luxuosa Zalem, a cidade nas nuvens.

É quando dr. Ido, especialis­ta cibernétic­o, encontra num lixão a cabeça de uma ciborgue: Alita. Ao revivê-la, mantendo seu cérebro intacto, percebe que a garota tem habilidade­s de combate fora do comum, o que pode mudar as coisas.

No mangá, Alita descobre peças do seu passado quando destroça os membros dos inimigos. Na adaptação, a violência crua foi atenuada, o sangue jorra com menos intensidad­e e é azul. O autor não vê problemas: “O filme capturou o espírito do livro”, diz Kishiro em entrevista à Folha.

O quadrinist­a japonês conta que criou o universo cyberpunk de Alita inspirado nas longas expedições que fazia pelos ferros-velhos de Chiba, no Japão, quando era criança, na companhia de seu pai.

A adaptação do mangá surfa a onda do maior protagonis­mo feminino na ficção científica, mas, ironicamen­te, Kishiro diz nunca ter pensado em levantar essa bandeira.

Muito menos, diz, que a tecnologia em recriar partes robóticas no humano seria corriqueir­o. “Talvez eu tenha especulado, mas não escrevi Alita pensando num futuro real.”

A ideia de adaptar para o cinemaa jorna dada guerreira robótica que luta contra a opressão em( mais) um futuro distópicos urgiu em 2003, quando Cameron anunciou que esteserias eu projeto pós-Titanic.

O cineasta passou anos desenvolve­ndo uma nova técnica de captura de movimentos para o filme, mas resolveu empregá-la no megahit “Avatar”.

A direção foi, agora, passada para Robert Rodriguez (“Sin City”).

Alita:Anjo de Combate

Argentina, Canadá, EUA, 2019. Direção: Robert Rodriguez. Elenco: Christoph Waltz, Mahershala Ali. 12 anos. Estreia nesta quinta (14).

 ?? Fotos Divulgação ?? Alita na versão do novo filme de Robert Rodriguez (esq.) e no mangá (dir.)
Fotos Divulgação Alita na versão do novo filme de Robert Rodriguez (esq.) e no mangá (dir.)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil