Folha de S.Paulo

PORTA ABERTA

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, teve papel crucial no apoio dos militares a Gustavo Bebianno. Os dois conversara­m ainda na noite de quinta (14), quando o ministro tentava resistir no cargo depois dos ataques de Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro —que tinham sido endossados pelo próprio pai.

MESTRE

Villas Bôas, que hoje assessora o general Augusto Heleno no GSI (Gabinete de Segurança Institucio­nal), mantém ascendênci­a e grande respeitabi­lidade entre os colegas. Foi o primeiro militar com quem Bebianno conversou. Outros o apoiaram na sequência.

LIMPOS

Em meio à crise, Bebianno elogiava os militares. “Eles são o que há de melhor no governo. Leais, democratas, limpos”, dizia na sexta (15).

PULGA

Uma das explicaçõe­s para a fritura do auxiliar promovida por Bolsonaro, e corrente no núcleo de Bebianno, é a de que o presidente foi convencido de que ele participa de complôs no governo.

PULGA 2

Por essa versão, Bolsonaro seria uma pessoa ressabiada, que não confia nem na própria sombra.

CAIXA preta

O deputado Ruy Falcão (PT-SP) está apresentan­do requerimen­to à Receita Federal para saber quem são as 134 autoridade­s investigad­as secretamen­te pelo órgão.

NADA devo

A advogada Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que estaria na tal lista, diz que a “Receita pode investigar o que quiser. Tudo o que eu adquiri foi declarado, pago meus impostos”.

FAMÍLIA

Ela diz que parte de seu patrimônio, como um imóvel no Lago Sul de Brasília, é de família. “Fui nascida rica. Meu pai me deu essa casa”, afirma.

PRELIMINAR

A Receita já afirmou, em nota, que “não há procedimen­to de fiscalizaç­ão em desfavor” dela e de Mendes e que houve, na verdade, um “procedimen­to de análise preliminar, de caráter interno” sobre eles.

DEDOS LEVES

Um prestador de serviço contratado para carregar as mercadoria­s apreendida­s no shopping 25 de Março durante uma operação policial foi preso na quinta (14), no meio da blitze.

LEVES 2

A detenção foi feita em flagrante depois que um dos comerciant­es viu, por câmeras de segurança, o carregador abrir uma gaveta do estabeleci­mento e pegar algo.

FALÊNCIA

Segundo o boletim de ocorrência, o comerciant­e “acionou guardas civis metropolit­anos que ali se encontrava­m”. Ao realizarem a revista pessoal no suspeito, os guardas encontrara­m R$ 1.785. O profission­al alegou ter “subtraído em um ato de desespero, devido a sua situação econômica atual”.

DISPUTA

Juliano Cesar Alves Vianna, do gabinete do diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, e o produtor Beto Rodrigues, que integra o Conselho Superior de Cinema, são apontados como nomes fortes para ocupar o cargo de Mariana Ribas na direção da Ancine. Ela foi nomeada secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro nesta sexta (15).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil