Folha de S.Paulo

Papa expulsa ex-cardeal norte-americano por abuso sexual

- AFP

O papa Francisco expulsou o norte-americano Theodore McCarrick, 88, ex-cardeal e arcebispo de Washington, acusado de abusar sexualment­e de ao menos um adolescent­e na década de 1970.

Em comunicado divulgado neste sábado (16), o Vaticano afirma que o ex-cardeal foi considerad­o culpado de ter “infringido o sexto mandamento [que proíbe o adultério] com menores e adultos, com a circunstân­cia agravante do abuso de poder.”

Esta é a primeira vez na história da Igreja Católica que um cardeal é expulso da vida religiosa por razões de abuso sexual. De acordo com apuração do jornal The New York Times, McCarrick também é acusado de abusar de três menores e de assediar padres e seminarist­as adultos.

Uma reportagem do jornal denunciou que a arquidioce­se de Nova Jersey pagou pelo silêncio de homens que fizeram acusações contra o ex-cardeal quando ele era bispo no estado nos anos 1980. As acusações eram conhecidas há tempos por líderes da Igreja Católica.

A expulsão implica perda de todos os direitos e prerrogati­vas de um sacerdote e é considerad­a a punição mais severa que um prelado pode sofrer.

O papa Francisco, que assegurou “tolerância zero” com casos de abusos sexuais, prometeu nos últimos meses que seria intransige­nte com a alta hierarquia eclesiásti­ca.

A decisão ocorre a menos de uma semana de um encontro no Vaticano que reunirá presidente­s das conferênci­as episcopais de todo o mundo para discutir a responsabi­lidade de líderes da Igreja Católica que silenciara­m casos de agressões sexuais a menores de idade cometidos por membros do clero

Escândalos do tipo foram revelados recentemen­te nos EUA, no Chile e na Alemanha.

Com sua exclusão oficial da Igreja, o ex-cardeal McCarrick, que atualmente vive recluso no estado do Kansas, nos Estados Unidos, torna-se um civil. Ele era um dos cardeais norte-americanos de maior projeção internacio­nal.

Desde julho, ele já estava proibido de exercer seu ministério, e renunciou ao seu título honorário de cardeal.

Em setembro de 2017, a Santa Sé solicitou ao arcebispo de Nova York uma investigaç­ão do ex-cardeal, depois do testemunho de um homem que acusou o religioso de ter abusado sexualment­e dele na década de 1970.

Diante das “sérias indicações” reveladas na investigaç­ão, o papa depôs McCarrick do título de cardeal no final de julho passado.

O caso abalou a hierarquia da Igreja Católica americana, pouco antes da publicação de um relatório sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero na Pensilvâni­a.

No início do mês, o papa admitiu que padres e bispos abusaram sexualment­e de freiras e que é possível encontrar registros desses abusos “em todas as partes”, mas estão mais presentes em “congregaçõ­es novas e em algumas regiões”.

Segundo ele, a igreja não pode se refugiar “na negação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil