Folha de S.Paulo

Defenestra­do da Uber, cofundador rouba pessoal para novo negócio

- Financial Times, tradução de Paulo Migliacci

Travis Kalanick acelera silenciosa­mente sua primeira grande empreitada depois de ser forçado a deixar o comando da Uber, roubando pessoal de sua antiga empresa como parte de um plano multimilio­nário para construir uma rede mundial de cozinhas para entrega de comida.

O bilionário cofundador da Uber está adotando algumas das táticas de aceleração do cresciment­o que ele usou na companhia de transporte —o que inclui recrutar diversos de seus primeiros contratado­s na empresa— em seu novo projeto, a CloudKitch­ens.

Kalanick espera aproveitar uma tendência que gerou grande cresciment­o na Uber Eats e outros serviços de comida delivery, como o Deliveroo. Ele adquiriu o controle da City Storage Solutions, companhia que administra a CloudKitch­ens, por US$ 150 milhões em março de 2018, por meio do 10100, seu fundo de investimen­to, estabeleci­do com os proventos da venda de US$ 1,4 bilhão em ações da Uber.

O ex-presidente-executivo da Uber foi derrubado de sua posição na empresa depois de uma série de escândalos, na metade de 2017, e seu novo projeto vinha sendo mantido em segredo desde a aquisição.

Kalanick sofreu acusações de assédio sexual e sexismo na empresa, passando pelo uso de um software para enganar autoridade­s regulatóri­as de algumas cidades no mundo até a suspeitas de roubo de propriedad­e intelectua­l para a fabricação de carros autônomos.

Pessoas informadas sobre seus planos dizem que Kalanick agora busca expandir suas operações, sediadas nos EUA, para a Ásia e Europa.

Procurada, a CloudKitch­ens não comentou o assunto. A empresa opera primordial­mente como incorporad­ora de imóveis e se descreve como provedora de “cozinhas inteligent­es para restaurant­es que só trabalham com delivery”.

Kalanick, que vislumbrou o cresciment­o explosivo da Uber Eats quando comandava a empresa, está oferecendo capacidade adicional a restaurant­es e chefs cujas instalaçõe­s existentes estão sobrecarre­gadas em razão da demanda por comida delivery ou ajuda para que eles estendam seu alcance em uma dada cidade.

A CloudKitch­ens compra ou aluga imóveis, muitas vezes deteriorad­os ou em regiões menos populares, e os equipa com equipament­o de cozinha. A empresa também desenvolve software que permite que os restaurant­es cuidem de seus serviços administra­tivos e os integra a plataforma­s de entrega de comida.

Em março do ano passado, quando Kalanick investiu na CloudKitch­ens, o sucessor dele como presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowsha­hi, definiu-a como “um parceiro superinter­essante da Uber Eats”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil