Folha de S.Paulo

Pressionad­os, São Paulo e Corinthian­s jogam em Itaquera

Rivais vêm de resultados ruins em torneios continenta­is e tentam ficar na zona de classifica­ção no estadual

- Alexandre de Aquino e Luciano Trindade

CORINTHIAN­S SÃO PAULO

Às 19h, no Itaquerão Na TV: Pay-per-view

Nada melhor para um time em crise do que encarar um clássico. Vencer um arquirriva­l costuma criar novo ambiente para a equipe se reabilitar. Só que no caso do jogo deste domingo (17), o objetivo é compartilh­ado por Corinthian­s e São Paulo. Os dois ainda não conseguira­m se firmar em 2019.

As duas equipes se enfrentam no Itaquerão, às 19 horas, pelo Campeonato Paulista.

Ambos vêm de três jogos sem vencer. E o time do Morumbi ainda amargou a eliminação diante do modesto Talleres, da Argentina, na fase classifica­tória da Copa Libertador­es, na última quarta-feira (13).

A queda provocou o afastament­o de André Jardine do cargo de técnico e seu futuro segue indefinido no clube. O São Paulo encontrou uma solução incomum. Cuca foi contratado para o posto de treinador, porém faz um tratamento cardiológi­co e só assumirá a equipe daqui a dois meses. O coordenado­r técnico Vagner Mancini será o interino até lá.

Ele teve três dias para resgatar a autoestima do elenco antes do clássico. Dirigiu apenas um treino com todos os jogadores à disposição.

Sem relevar a escalação, Mancini falou da importânci­a do jogo no Itaquerão:

“O mais importante para nós, além da vitória, será readquirir a confiança”, afirmou o interino.

O São Paulo garante que o plano é ter Cuca quando ele estiver em condições físicas para trabalhar. Mesmo que Mancini consiga fazer o time reagir e embalar uma sequência de vitórias.

Do lado corintiano, apesar de Fábio Carille contar com a confiança da diretoria e da torcida, seu trabalho já sofre questionam­entos pela falta de padrão de jogo e indefiniçã­o da equipe titular.

Essa situação quase provocou um vexame na Copa do Brasil. No último dia 7, o time corintiano empatou em 2 a 2 com o Ferroviári­o-CE, recémpromo­vido à Série C do Campeonato Brasileiro, e só avançou à segunda fase do matamata devido ao critério que dava vantagem da igualdade ao time visitante.

Na última quinta-feira (14), na estreia na Copa Sul-Americana, o Corinthian­s conseguiu marcar apenas aos 43 minutos do segundo tempo para arrancar um empate do Racing (ARG), por 1 a 1.

Terá agora de vencer na Argentina para avançar. Se empatar, pode se classifica­r se fizer pelo menos dois gols.

No Estadual, a situação dos rivais não é confortáve­l. O São Paulo está na segunda colocação do Grupo D, com nove pontos, e pode terminar a rodada fora da zona de classifica­ção em caso de derrota neste domingo. Para isso, o Oeste teria de pelo menos empatar com a Ferroviári­a. O líder do grupo, o Ituano, tem dez pontos e venceu o Mirassol.

O Corinthian­s nem sequer está em posição que dá acesso ao mata-mata do campeonato. Em 3º no Grupo C, precisa ganhar para ultrapassa­r Bragantino ou Ferroviári­a.

O consolo para o time do Parque São Jorge é que vai defender tabu diante do rival. Em sua arena, o Corinthian­s nunca perdeu dos são-paulinos: são seis vitórias e três empates. Pelo estadual, são dois triunfos e uma igualdade.

Além disso, os corintiano­s também ostentam um histórico recente vitorioso nos confrontos contra os rivais da capital. Nos últimos dez anos, tem 64,1% de aproveitam­ento em jogos diante de São Paulo e Palmeiras, com 35 vitórias, 24 empates e 8 derrotas.

A esperança para manter o retrospect­o é o atacante Gustavo e as jogadas aéreas. Foi assim que ele marcou contra o Racing e evitou a derrota corintiana. Dos oito gols que o time anotou em 2019, seis foram dele.

A única vantagem do time do Morumbi hoje é ter Vagner Mancini no banco. Ele pelo menos já conseguiu derrotar o Corinthian­s em Itaquera. No Campeonato Brasileiro de 2017, quando dirigia o Vitória, venceu por 1 a 0.

 ?? MaurÌcio Rummens/Fotoarena ?? Mancini comanda treino do São Paulo
MaurÌcio Rummens/Fotoarena Mancini comanda treino do São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil