Folha de S.Paulo

Vida e pintura de cores brilhantes de Van Gogh é tema do próximo livro da coleção

- Otávio Tronco

são paulo A Coleção Folha Pintores para Crianças traz na semana que vem a biografia de um dos artistas mais famosos do mundo, o holandês Vincent van Gogh.

No livro que chega às bancas no dia 24 de fevereiro, pequenos leitores conhecerão as obras-primas do mestre do impression­ismo.

O pintor era o mais velho e reservado de seis irmãos e logo na segunda década de sua vida foi vender obras de arte na galeria de seu tio. Nesse ambiente cheio de quadros importante­s, Van Gogh teve o primeiro contato com o que seria sua paixão, a pintura.

Aos 27 anos, sob influência de seu irmão e melhor amigo, Theo, Van Gogh iniciou seus estudos na Academia Real das Artes, em Bruxelas. Seis anos depois, ele se mudou para a agitada Paris, epicentro da vida artística na época.

Na capital francesa, ele se tornou amigo de figuras célebres da arte ocidental e em especial dos também pintores Paul Gauguin, com quem moraria junto anos mais tarde, e Paul Signac, com quem conheceu o estilo pontilhist­a de pintura, um de seus preferidos.

As obras de Vincent van Gogh se caracteriz­am pela intensidad­e no uso das cores. O artista gostava de pintar telas em que as cores se sobressaís­sem, alguns exemplos são “A Noite Estrelada” e “Doze Girassóis Numa Jarra”.

O pintor teve uma vida curta. Morto aos 37, ele só atingiu a notoriedad­e depois de sua morte. Van Gogh vendeu apenas um quadro durante a vida e se sustentava com a ajuda financeira de seu irmão. Ironicamen­te, uma de suas pinturas, “Retrato de Doutor Gachet”, foi vendida em 1990 (cem anos após a sua concepção) por US$ 82,5 milhões, mais de R$ 300 milhões.

 ?? Divulgação ?? ‘A Noite Estrelada’, tela de Van Gogh criada em 1889
Divulgação ‘A Noite Estrelada’, tela de Van Gogh criada em 1889

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil