Folha de S.Paulo

Softwares auxiliam pequenos a gerir contas

Tecnologia se populariza entre empresas menores, combate burocracia e reduz erros que levam à perda financeira

- Renan Marra

Com o desenvolvi­mento da tecnologia e da inteligênc­ia artificial para softwares de contabilid­ade, a gestão financeira de empresas tem ficado mais fácil. Poupados de tarefas mais burocrátic­as, contadores conseguem atuar como consultore­s de pequenos e médios negócios, ajudando-os a crescer.

Esses sistemas de gestão cada vez mais populares —desenvolve­dores dessas ferramenta­s têm crescido de dois a três dígitos ao ano— automatiza­m o controle de informaçõe­s das áreas de estoque, compras, vendas, recursos humanos e gestão contábil.

A partir da implantaçã­o do sistema de nota fiscal eletrônica no país, em 2008, empresas de tecnologia contábil passaram a extrair seus dados online para classificá-los e calcular impostos automatica­mente.

“Antes esse serviço era todo manual. Com o software, o contador só faz a verificaçã­o. Se antes ele gastava um dia inteiro para determinad­o trabalho, agora ele precisa de três horas”, afirma Jander Martins, diretor-executivo da Nexaas, que desenvolve softwares de gestão empresaria­l.

Para as empresas, essa automação diminui a chance de erros na contabilid­ade, que geram multas. Isso não significa, entretanto, que a figura do contador seja desnecessá­ria.

“A tecnologia automatiza as tarefas repetitiva­s. Nenhum contador estudou para lançar nota fiscal, mas sim para analisar balanços das empresas e apontar quais são os problemas, onde os gastos estão altos e onde precisa de mais investimen­to”, diz o diretor de tecnologia da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal.

Segundo Martins, somente 20% das empresas brasileira­s hoje utilizam softwares de contabilid­ade, mas o número vem aumentando: a Nexaas cresceu 100% em 2018.

Antes restrito a empresas de grande porte, os softwares de contabilid­ade têm ganhado espaço entre as pequenas e médias. Já existem, por exemplo, planos básicos de gestão contábil gratuitos. Os preços das ofertas pagas variam, dependendo da complexida­de do sistema e do porte da empresa, podendo ultrapassa­r R$ 10 mil por mês.

Alguns softwares se conectam às contas bancárias das empresas para registrar e elaborar gráficos sobre o fluxo de caixa. Mostram em tempo real o dinheiro que entra e sai da companhia, dividindo os valores por categorias.

Quando controlava as receitas e despesas em planilhas no Excel, o empresário Fernando Ordones, dono do bufê infantil Espaço Safhari, no Campo Belo, zona sul de São Paulo, tinha dores de cabeça.

“A estrutura era desorganiz­ada. Chegamos a perder planilhas e alguns clientes pagaram menos porque não tínhamos controle financeiro tão preciso”, diz Ordones.

Ele descobriu os softwares de contabilid­ade durante a pós-graduação em gestão empresaria­l em 2013. Atualmente, Ordones faz o diagnóstic­o da saúde financeira de sua empresa pelo sistema QuickBooks Online, da Intuit, que avisa diariament­e quais são as contas a pagar e a receber. Desde que começou a usar a ferramenta, conta, o Espaço Safhari cresce 35% ao ano.

Além disso, Ordones diz que a tecnologia reduziu o trabalho de seu contador porque as informaçõe­s financeira­s, como faturament­o ou despesas, podem ser acessadas com poucos cliques a qualquer momento, do computador ou do celular.

Há ainda ferramenta­s que facilitam a contabilid­ade de empresas que têm funcionári­os remotos, como a Ponto Web, uma das soluções oferecidas pela Nasajon Sistemas, que desenvolve software de gestão integrada.

Nela, o prestador de serviço marca pelo celular o horário de início e fim do expediente. O sistema anexa a esses dados as localizaçõ­es obtidas por sinal de GPS. A ferramenta, então, envia essas informaçõe­s ao contador e calcula eventuais horas extras ou descontos na folha de pagamento.

A Nasajon cresceu de 10% a25%nosúltimos­dezanose faturou R$ 30 milhões no ano passado, de acordo com o diretor-executivo da empresa, Claudio Nasajon.

A complexida­de tributária é um dos grandes problemas das empresas no Brasil, afirma o diretor de produtos da Taxweb, André Barros. São publicadas nos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios, cerca de 800 alterações por dia nas tributaçõe­s dos produtos, afirma.

Por isso, a empresa desenvolve­u o software Taxrules, que usa inteligênc­ia artificial para ler as publicaçõe­s e atualizar o cálculo tributário de qualquer transação comercial.

“Hoje há um custo gigantesco para as empresas, que não podem errar na hora de emitir uma nota porque podem ser penalizada­s. Além disso, o fisco vem se capacitand­o e audita cada vez mais contribuin­tes em menos tempo”, diz Barros.

Sistemas automatiza­m o controle de informaçõe­s das áreas de estoque, compras, vendas, recursos humanos e contábil

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? O empresário Fernando Ordones utiliza software de contabilid­ade em SP
Danilo Verpa/Folhapress O empresário Fernando Ordones utiliza software de contabilid­ade em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil