Folha de S.Paulo

Inglês está ligado a sucesso profission­al

Idioma é pré-requisito para conseguir emprego

-

Falar inglês traz mais sucesso profission­al e maior renda. Cruzando o EF EPI, pesquisa que mede a proficiênc­ia de inglês pelo mundo, com os dados do Banco Mundial, percebe-se que países com melhor conhecimen­to de inglês tendem a uma maior renda per capita.

Já o Projeto Progresso Humano, do Instituto Cato, mostra que, quanto melhor se fala inglês, maior é a remuneraçã­o do trabalhado­r –quem tem proficiênc­ia muito alta recebe, em média, 65,82 dólares por hora, enquanto quem tem muito baixa ganha 16,48 dólares por hora.

“Há algumas décadas, falar inglês era diferencia­l no currículo. Hoje, é pré-requisito”, diz Lilian Cristina Corrêa, coordenado­ra administra­tiva e pedagógica do Mackenzie Language Center. A geração mais jovem parece saber dessa importânci­a. A EF EPI mostra que, no Brasil, a maior proficiênc­ia em inglês é entre pessoas de 18 a 20 anos. Os resultados pioram com o aumento de idade.

A turma mais velha, no entanto, procura reduzir a defasagem para se manter relevantes no mercado de trabalho. “Em 2018, a busca por intercâmbi­os de pessoas com mais de 50 anos cresceu em 20%. As gerações anteriores estavam dedicadas à família e ao trabalho, mas hoje valorizam vivências internacio­nais”, conta Nathalle Peres, marketing manager da EF Brazil. A agência de intercâmbi­o conta com programas específico­s para profission­ais e executivos de mais de 25 anos.

“Muitas vezes a pessoa tem conhecimen­to de inglês, mas não o domina para usá-lo no ambiente de trabalho. Nas empresas, apenas de 3 a 4% dos funcionári­os se sentem confortáve­is para fazer apresentaç­ões e videoconfe­rências em inglês”, diz Raphael Ruiz, CEO e fundador do Instituto Mindset.

A escola traz cursos personaliz­ados para diversas carreiras, como hotelaria, área médica, tecnologia e advocacia.

“Adultos têm plena capacidade de aprender inglês, basta que a metodologi­a seja adequada, focando o objetivo profission­al”, conclui Ruiz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil