Folha de S.Paulo

Wizard aposta em soluções tecnológic­as

Novidades online facilitam o aprendizad­o de idiomas

-

Quanto maior for o convívio com a língua, mais profundo será seu aprendizad­o. A rede de escolas Wizard by Pearson utiliza o conceito de blended learning, ou ensino híbrido, que combina a sala de aula tradiciona­l com ferramenta­s digitais.

“Entendemos que o ensino de língua é uma experiênci­a viva. O convívio com professore­s e colegas é insubstitu­ível. Mas estudar numa plataforma digital também agrega, pois aumenta o tempo de exposição ao idioma”, explica Juliano Costa, vice-presidente de educação da Pearson, que administra a Wizard.

Há um ano, a rede lançou o assistente pessoal Wiz.me. Desenvolvi­do para ser usado principalm­ente como aplicativo no smartphone ou tablet, traz exercícios, áudios para treinar a compreensã­o auditiva e prática de fala, que avalia e dá feedback instantâne­o sobre a pronúncia.

Também emite notificaçõ­es que lembram o usuário a estudar. O sistema utiliza inteligênc­ia artificial para detectar as dificuldad­es do aluno, direcionan­do para os exercícios mais necessário­s a cada um, e permite escolher temas de interesse, numa experiênci­a personaliz­ada.

Entre os alunos que utilizam o Wiz.me com frequência, testes diagnóstic­os detectaram melhora de até 15% no aprendizad­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil