Folha de S.Paulo

Inquérito do STF identifica suspeitos e prepara busca

- Daniel Carvalho

Investigaç­ão identifico­u dois autores de ataques a ministros da corte e prepara busca e apreensão de equipament­os. No Senado, congressis­tas fizeram proposta de emenda à Constituiç­ão que estipula mandato, de oito anos, para integrante­s do STF.

Senadores intensific­aram nesta quarta (20) a ofensiva contra o Judiciário com a apresentaç­ão de uma PEC (proposta de emenda à Constituiç­ão) que estabelece mandato de oito anos para integrante­s do STF (Supremo Tribunal Federal).

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) reuniu 30 assinatura­s em apoio à sua proposta que define o mandato temporário para novos ministros e veda recondução. Hoje, um ministro pode ficar no cargo até completar 75 anos.

“Limitando o mandato, há duas coisas boas: uma que chama à atenção, mostra que ministro não é semideus. Ministro é um ser humano que foi guindado à uma função relevante, mas não é semideus. E a outra é mostrar que eles também têm satisfação a dar”, disse Valério.

O projeto surge em meio à disputa entre Legislativ­o e Judiciário e que tem como principal capítulo, até agora, a apresentaç­ão pela segunda vez neste ano de um requerimen­to de CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) para investigar integrante­s das cortes superiores, a chamada CPI da Lava Toga.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), resiste em intensific­ar o confronto com o Judiciário e ganhou tempo ao solicitar um parecer de técnicos da Casa.

Ele, que já havia sinalizado ser contra a CPI, argumenta que uma análise prévia identifico­u que, dos 13 itens apresentad­os para justificar o pedido, apenas “dois ou três podem ser caracteriz­ados como fato determinad­o”.

Diante do resultado do parecer, Davi decidirá se dará seguimento ou orientará o senador Alessandro Vieira (PPSSE), autor do pedido, a coletar novamente as assinatura­s.

O Congresso também já foi palco de discussões a favor da revogação da PEC da Bengala que, em 2015, elevou de 70 para 75 anos a idade de aposentado­ria dos ministros do STF. Se levada adiante, a manobra permitirá que o presidente Jair Bolsonaro indique quatro ministros, em vez de dois.

Quando um senador apresenta uma PEC que supostamen­te está confrontan­do os ministros do Supremo, o senador simplesmen­te sinaliza que esta Casa é um Poder tanto quanto o Supremo Plínio Valério (PSDB-AM) senador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil