Folha de S.Paulo

Bancada evangélica boicota Vélez, visto como ‘maçã bichada’

-

Uma reunião que aconteceri­a nesta quarta (20) entre a bancada evangélica e o ministro da Educação, mas acabou cancelada em cima da hora, escancarou o desejo do bloco religioso em se distanciar de Ricardo Vélez Rodríguez.

A princípio visto com simpatia, Vélez agora seria uma “maçã bichada”, nas palavras de um parlamenta­r evangélico com quem a Folha conversou. Ou seja, eles só teriam a perder se associando a um nome que periga cair logo, além do apetite para ver um aliado da frente substituin­do-o.

A percepção interna é a de que o ministro, ameaçado após embate com o escritor Olavo de Carvalho e discípulos, quer usar a frente para se cacifar — mas não valeria a pena se desgastar validando seu nome.

O encontro entre Veléz e os evangélico­s foi articulado pelo presidente interino da bancada, Lincoln Portela (PR-MG). Estava inicialmen­te marcado para 14h desta quarta e foi depois reagendado para 16h.

Para evangélico­s que decidiram pela evasão, a remarcação só aconteceu para melhorar a imagem do ministro, porque nesse novo horário a maioria dos membros da frente não poderia comparecer.

Assim, a agenda foi cancelada com o argumento oficial de conflito de horários. Ficou a impressão, contudo, que o motivo real foi para não passar vergonha diante de uma reunião esvaziada.

“O Lincoln já havia se comprometi­do a levar de 20 a 30 deputados. Entrei na história e disse o motivo: cacifar o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil