Folha de S.Paulo

Promessa marca e São Paulo se classifica no estadual

- Peter Leone/Futura Press/Folhapress

SÃO CAETANO 1 SÃO PAULO 1

A noite de 20 de março de 2019 ficará marcada na memória do jovem atacante do São Paulo, Antony, 19.

Com o clube vivendo uma de suas piores crises nos últimos anos e como único dos quatro principais times do Campeonato Paulista a não ter garantido vaga no mata-mata de forma antecipada, o garoto marcou o único gol do São Paulo o São Caetano.

Os donos da casa ainda empataram a partida, em gol de Pablo no final do jogo, mas o resultado classifico­u o São Paulo para as quartas na última rodada da fase de grupos.

O time avançou com a última vaga, a 9ª melhor campanha. Ficou com a 8ª vaga porque a Ponte Preta estava na mesma chave de Santos e Red Bull, que se classifica­ram.

Foi o primeiro gol de Antony, revelado nas categorias de base do São Paulo, pela equipe principal. Ele já havia sido uma das estrelas na conquista da Copa São Paulo deste ano, marcando um gol na final diante do Vasco.

A vitória alivia, mas não termina com a crise no São Paulo, que começou após a eliminação precoce na Copa Libertador­es, se agravou com a demissão do técnico André Jardine e os maus resultados no Paulista. Piorou ainda mais na última segunda-feira (18), quando o goleiro reserva Jean se retirou antes do final do treino e acabou afastado e multado pela diretoria.

Com Hernanes, 33, e Nenê, 37, machucados, o treinador Vagner Mancini foi obrigado a escalar o jovem Igor Gomes, 20, no meio-campo.

A comissão técnica ainda não sabe se poderá contar com os dois veteranos armadores para o jogo de ida das quartas de final contra o Ituano. Liziero, também machucado, é outro jogador do setor que pode ser desfalque.

BOTAFOGO 4 SANTOS 0

Se o Santos tinha alguma intenção de ultrapassa­r o Red Bull e ter a melhor campanha da fase de grupos, não mostrou isso em campo. O técnico Jorge Sampaoli montou escalação reserva e de tamanha fragilidad­e técnica que acabou presa fácil para o Botafogo, que venceu por 4 a 0.

Durante o segundo tempo, ficou tão claro que o Santos poderia levar uma goleada vexatória, que Sampaoli tirou o centroavan­te Felippe Cardoso e colocou o lateral Orinho, deslocando o colombiano Copete (então atuando na ala) para o ataque.

Não funcionou, como tudo o que o argentino planejou para a partida desta quarta (20).

Os gols do Botafogo foram marcados por Rafael Costa (três vezes) e Erick.

Os donos da casa poderiam ter feito mais. Mas o placar foi suficiente para fazer o time escapar do rebaixamen­to, condenando São Caetano e São Bento à degola.

O Santos já entrou em campo classifica­do para as quartas de final, mas o que pode preocupar o torcedor é a queda de rendimento nas últimas partidas. A última vitória no estadual foi contra o Oeste, no Pacaembu, em 2 de março. Desde então, acontecera­m duas derrotas e um empate.

Na próxima fase, o Santos vai enfrentar o Red Bull, com o rival sendo o dono do mando de campo na segunda partida.

ITUANO 0 CORINTHIAN­S 1

Com o Corinthian­s já classifica­do para as quartas de final do Paulista, o técnico Fábio Carille se deu ao luxo de escalar um time misto na vitória por 1 a 0 contra o Ituano, fora de casa.

O gol foi marcado pelo lateral Danilo Avelar.

O artilheiro do time, Gustavo, além de Sornoza, Júnior Urso e Manoel foram poupados e sequer viajaram para Itu. Fagner está com a seleção brasileira

O Corinthian­s avançou como líder do Grupo C, com 21 pontos e terá a vantagem de decidir em casa as quartas o contra a Ferroviári­a.

PALMEIRAS 1 PONTE PRETA 0

A Ponte Preta tinha os 11 jogadores na defesa. Foi quando Luiz Felipe Scolari fez a substituiç­ão que mudou a partida durante o 2º tempo. Tirou o zagueiro Vitão, que fazia seu primeiro jogo como titular, e colocou o meia Raphael Veiga.

O substituto foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 nesta quarta, contra a Ponte Preta.

O resultado garantiu ao Palmeiras também a segunda melhor campanha da fase de grupos. Nas quartas de final, a equipe vai enfrentar o Novorizont­ino, com a vantagem de decidir no Allianz Parque.

As datas das partidas e horários das partidas serão decididas em reunião na sede da Federação Paulista, na manhã desta quinta (21).

 ??  ?? Antony (à esq.) comemora o gol do São Paulo contra o São Caetano
Antony (à esq.) comemora o gol do São Paulo contra o São Caetano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil