Folha de S.Paulo

Dose baixa diária de aspirina não é mais indicada para pessoas saudáveis

- Do UOL

Por muito tempo, recomendaç­ões de saúde pública dos Estados Unidos sugeriam que uma dosagem baixa de aspirina diariament­e poderia proteger a população com mais de 50 anos de riscos de desenvolvi­mento de doenças cardiovasc­ulares.

Agora, uma nova diretriz emitida em conjunto pelas entidades médicas American College of Cardiology e American Heart Associatio­n afirma que “a aspirina deve ser usada com infrequênc­ia na prevenção primária de rotina de doenças cardiovasc­ulares ateroscler­óticas devido à falta de evidências”.

Ou seja, pessoas saudáveis não precisam usar a aspirina diariament­e após completare­m 50 anos de idade.

A mudança foi baseada em diversos estudos feitos em 2018 —principalm­ente três artigos publicados em setembro no The New England Journal of Medicine.

Um deles estudou 19 mil pessoas com mais de 65 anos e de diversas etnias e mostrou que a aspirina não só não ajudava na saúde, como causava aumento da mortalidad­e.

As entidades concordara­m que, para idosos com baixo risco —sem histórico prévio de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral— o risco de sangrament­o gastrointe­stinal supera qualquer benefício cardíaco.

No entanto, isso não se aplica a pessoas que já tiveram AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto, que passaram por cirurgias de bypass ou que colocaram stent nas artérias coronárias.

 ?? Mara Zemgaliete/Fotolia ?? Comprimido­s de aspirina
Mara Zemgaliete/Fotolia Comprimido­s de aspirina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil