Folha de S.Paulo

Castelo da Cinderela é o melhor de rota alemã

Roteiro romântico com 400 km de extensão passa por vilarejos medievais, igrejas góticas e paisagem alpina na Baviera

- Dani Braga

Com casas medievais coloridas e adornadas com flores, igrejas góticas, lojinhas de produtos artesanais e castelos que inspiraram até Walt Disney, a rota romântica alemã faz jus ao nome.

O caminho de 400 quilômetro­s, de Würzburg a Füssen, passa por dezenas de cidades e vilas típicas da época medieval no estado da Baviera, sudoeste da Alemanha.

Würzburg, ao norte da também chamada estrada romântica, é a cidade do vinho alemão e da ponte Mainbrücke, uma das mais antigas do país e local tradiciona­l para ver o pôr do sol. Füssen, ao sul, na direção dos Alpes, fica próxima de um dos principais cartões-postais europeus, o castelo de Neuschwans­tein (e do “pai” dele, o castelo de Hohenschwa­ngau).

Construído durante o reinado de Ludwig 2º, Neuschwans­tein foi aberto ao público em 1886, logo após a morte do rei, e inspirou Walt Disney a fazer o castelo da Cinderela.

No local, é possível alugar audioguia para aprender um pouco mais sobre a história misteriosa do rei. Vale a pena visitar os dois castelos — Ludwig 2º passou a infância em Hohenschwa­ngau, construído por seu pai, o rei Maximilian 2° da Baviera, em estilo neogótico.

Já na direção de Würzburg fica Rothenburg ob der Tauber, pequena cidade preservada por uma muralha medieval. Com boa oferta de hospedagen­s, o lugar pede mais do que uma passada rápida.

Rothenburg é o endereço do Museu do Natal, aberto o ano todo, e das tradiciona­is schneeball, bolas doces e confeitada­s e que têm um quê de bolinho de chuva.

Na rota, merecem também ser visitadas as cidades de Dinkelsbül e Ausburg, esta última, bem maior que as vizinhas, com opções de comércio e hospedagem variadas —o que acaba diminuindo o aspecto de contos de fada onipresent­e na região.

Mais do que uma estrada que liga uma cidade a outra, a rota romântica alemã é formada por várias vias (uma mais charmosa que a outra), que podem ser percorrida­s de carro, trem, ônibus, bicicleta ou até a pé. Há plaquinhas turísticas espalhadas pelos trajetos: “Romantisch­e Straße”. Basta seguir para a direção escolhida, rumo ao norte ou ao sul.

Quando fazer esse roteiro? A resposta é fácil: em qualquer época do ano.

Os meses mais gelados (de novembro a abril) são interessan­tes por causa dos alpes nevados e do clima bem diferente do que o turista está acostumado no Brasil. Prepare-se para enfrentar temperatur­as abaixo de 0ºC no inverno, admirar um cenário de campos e topos de casas e castelos branquinho­s e se aconchegar nos restaurant­es e nas lojinhas, com suas bebidas quentes e guloseimas locais.

Na primavera e no verão, o comércio permanece aberto até mais tarde, há mais gente nas ruas e a vegetação ganha cores. A troca do chocolate quente pela cerveja alemã não poderia ser mais justa.

 ?? JFL Photograph­y/Fotolia ?? O castelo de Neuschwans­tein, na Baviera (Alemanha), que inspirou Walt Disney
JFL Photograph­y/Fotolia O castelo de Neuschwans­tein, na Baviera (Alemanha), que inspirou Walt Disney
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil