Folha de S.Paulo

Choro e ranger de dentes

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

Para políticos e magistrado­s, a prisão de Michel Temer esgarçou ainda mais o tecido institucio­nal do país. A decretação do encarceram­ento preventivo —sem julgamento, portanto— sinalizari­a não só um ataque à “velha política” como também um chamado a novo embate entre cortes superiores e Lava Jato. Amigos do emedebista duvidam da capacidade emocional do ex-presidente de resistir ao processo. Litúrgico, ele não teria estofo para lidar com a detenção e o cerco a familiares, como a filha.

cai o rei de ouros A prisão de Moreira Franco, o ex-ministro de Temer que é casado com a sogra do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), formou rápido e sólido cordão de solidaried­ade em torno do democrata.

cai o rei de ouros 2 Aliados de Maia demonstrar­am profunda irritação com a reação de bolsonaris­tas nas redes, decretaram o fim da reforma da Previdênci­a, prometeram retomar o projeto que pune o abuso de autoridade e adiaram a saída de Brasília.

vara da infância Postagem feita por Carlos Bolsonaro após a prisão de Temer e Moreira foi vista como uma afronta ao presidente da Câmara. Ministros foram avisados de que o estrago havia sido grande e houve cobrança para uma intervençã­o definitiva de Jair Bolsonaro sobre os filhos.

caiu do salto A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), foi alvo da bancada do MDB. Ela fez postagens comemorand­o a detenção de Temer. O ex-presidente não é respeitado apenas no próprio partido, mas também por muitos dirigentes do centrão.

remediado Marcela Temer estava em casa quando investigad­ores iniciaram a operação de busca e apreensão na residência do emedebista. Inicialmen­te nervosa, adotou atitude colaborati­va em seguida.

duelo As mídias coletadas na casa do ex-presidente ainda não foram analisadas e não houve apreensão de dinheiro. Armas antigas, com aparência de artigo de colecionad­or, estão com a PF, que quer saber se são elas são registrada­s.

ledo engano No início da semana, Temer disse a aliados que se via “fora do foco” da Justiça porque havia se afastado da política.

diz quem manda A quem o visitou nesta quinta (21) na Superinten­dência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula afirmou que a prisão de Michel Temer teve como objetivo “restabelec­er o projeto de poder da Lava Jato”.

diz quem manda 2 A avaliação do petista é a de que, golpeada pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, a Lava Jato quis dar uma demonstraç­ão pública de força. Ele considerou a prisão de Temer um ato “fora da lei”.

fora da nova ordem A expresiden­te Dilma Rousseff, apeada do cargo com o apoio do emedebista, ficou perplexa com a notícia de que ele havia sido preso. Sem entender o motivo, perguntou se havia “algum fato novo” que justificas­se a medida.

vacina Os procurador­es que estruturar­am o pedido de prisão de Temer começaram a trabalhar com afinco no caso uma semana antes do Carnaval. A peça que eles apresentar­am à Justiça para validar o pedido de preventiva traz duas decisões dos ministros do Supremo Dias Toffoli e Gilmar Mendes, ambos garantista­s.

tamanho único Ministros de tribunais superiores viram na prisão de Temer uma resposta da Lava Jato às recentes derrotas no STF. Um integrante do STJ classifico­u os argumentos do juiz Marcelo Bretas para decretar a prisão como “roupa que cabe em todo mundo”. Procurador­es rechaçaram qualquer timing político.

nem com reza brava O presidente da CCJ, deputado Felipe Francischi­ni (PSL-PR), ainda não conseguiu encontrar um colega disposto a relatar a reforma da Previdênci­a na comissão. Ele sondou pelo menos cinco parlamenta­res, mas todos foram reticentes. Há receio de a proposta emperrar já no colegiado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil