Folha de S.Paulo

Especialis­ta em INSS, jornal ajuda leitores a aumentar o benefício

-

Ao longo dos anos, o caderno Grana publicou reportagen­s de economia popular que mudaram a vida de seus leitores. Milhares aumentaram a aposentado­ria, garantiram uma pensão, receberam o atrasado, conquistar­am a correção do FGTS e liberaram o pagamento do precatório.

No início dos anos 2000, o Agora impulsiono­u uma onda de pedidos na Justiça que buscavam reparar perdas ocorridas por falhas no cálculo de correções monetárias de períodos de hiperinfla­ção e de troca de moedas. O aposentado, com sua renda defasada, encontrou nos textos e infográfic­os de Grana orientaçõe­s práticas para buscar seus direitos e aumentar o benefício.

Em 5 de outubro de 2003, a manchete informava que os aposentado­s teriam direito a até 50% de aumento. A partir daí, o jornal ensinou a pedir revisões, como as da URV, da ORTN e do FGTS. As edições traziam formulário­s para usar na ação judicial, modelos de cartas para entrar com pedido de correção e superlista­s com benefícios concedidos.

Há 20 anos o jornal acompanha de perto o dia a dia da Previdênci­a Social no país. Quem lê o Agora teve a chance de pedir as duas últimas grandes revisões antes mesmo de o INSS ser forçado a pagá-las administra­tivamente, direto na agência. Em alguns casos, aposentado­s já tinham a correção garantida (bastava um simples pedido), mas não faziam ideia disso.

Atualmente, com a reforma da Previdênci­a em discussão no Congresso, a equipe de Grana se concentra em traduzir questões áridas da legislação, conhecer e filtrar todos os detalhes da proposta e mostrar tudo o que pode mudar na vida do trabalhado­r e do aposentado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil