Folha de S.Paulo

Prisão com TV ‘arrebata’ Brasil, mas deixa ‘mercados abalados’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Na descrição do New York Times, “imagens de televisão de policiais fortemente armados levando Michel Temer preso arrebatara­m os brasileiro­s”.

O jornal recordou que “a torrente de acusações de corrupção nas manchetes durante a era Temer turbinou a candidatur­a de seu sucessor, de extrema direita, Jair Bolsonaro”. E que a prisão, agora, “chega dias depois de os procurador­es sofrerem um revés num caso perante a Suprema Corte”.

Wall Street Journal e Financial Times, outros dois jornais de alcance global, também chamaram nas páginas iniciais, mas concentran­do-se na preocupaçã­o com os efeitos sobre o apoio da reforma da Previdênci­a no Congresso. No enunciado do FT, “Mercados abalados pela ação mais recente da Car Wash”, Lava Jato.

Na avaliação do WSJ, a prisão “favorece a cruzada contra a corrupção, mas dispersa os parlamenta­res da agenda”. Cita, do analista André Perfeito, que ela “joga gasolina nas tensões entre a classe política e as forças da Car Wash”. PAULO GUEDES IRRITADO Sob o título “Bolsonaro recebe elogios de Trump, mas poucas concessões, irritando brasileiro­s”, a Reuters relatou a “frustração” da comitiva, destacando o ministro da Economia: “O endosso condiciona­l —concessão concreta do Brasil na OMC em troca de participaç­ão simbólica na OCDE— deixou Paulo Guedes irritado”.

ALEMANHA IRRITADA A Deutsche Welle, estatal alemã de notícias para o exterior, informou que a “Oferta de Trump a Bolsonaro, de fazer lobby pelo Brasil na Otan, irrita aliados”. Reproduziu as declaraçõe­s contrárias emitidas quase ao mesmo tempo pelos ministério­s de relações exteriores da Alemanha e da França.

CRIANÇASBA­LEADAS Prossegue o noticiário negativo de Facebook e Google. O WSJ destacou que o vídeo da Nova Zelândia, “mostrando crianças sendo baleadas numa mesquita, ficou disponível no Facebook por uma hora”. Já no britânico Telegraph, “Como o YouTube está ajudando a extrema direita a se projetar na política”.

TAMBÉM NOS EUA Washington Post e depois o site Breitbart noticiaram que, diante da inação federal no país, procurador­es estaduais preparam ações para regular o Vale do Silício, inclusive forçando “quebras”.

 ??  ?? AO ATAQUE A capa da nova edição da revista The Economist apresenta a ilustração acima e a manchete ‘Os determinad­ores - A Europa enfrenta os gigantes de tecnologia’, alertando que o Vale do Silício, nos EUA, tem razão em ‘temer’ a regulação europeia
AO ATAQUE A capa da nova edição da revista The Economist apresenta a ilustração acima e a manchete ‘Os determinad­ores - A Europa enfrenta os gigantes de tecnologia’, alertando que o Vale do Silício, nos EUA, tem razão em ‘temer’ a regulação europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil