Folha de S.Paulo

Onyx elogia reformas de Pinochet e relativiza banho de sangue

- Gustavo Uribe Leia mais em Mundo

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, elogiou nesta quinta-feira (21) a política econômica adotada pelo ditador Augusto Pinochet e disse que ele “teve de dar um banho de sangue”. A declaração ocorreu no dia em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) iniciou visita oficial ao Chile.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro disse que as bases macroeconô­micas estabeleci­das pela ditadura chilena perduram até os dias de hoje no país sul-americano e que elas não foram alteradas nem por “oito governos de esquerda”.

“No período de [Augusto] Pinochet, o Chile teve de dar um banho de sangue. Triste, o sangue lavou as ruas do Chile, mas as bases macroeconô­micas fixadas naquele governo...já passaram oito governos de esquerda e nenhum mexeu nas bases macroeconô­micas colocadas no Chile no governo Pinochet”, disse.

Segundo ele, no Brasil, para que ocorresse uma transforma­ção, “só correu sangue do presidente”, em uma referência ao ataque a faca sofrido por Bolsonaro durante evento de campanha em 2018, em Minas.

No final da entrevista, diante das críticas de ouvintes, a emissora de rádio deu a oportunida­de para que o ministro esclareces­se o que quis dizer com “teve de dar um banho de sangue”. Ele respondeu que apenas lembrou que o Chile teve uma “revolução sangrenta” e disse que, provavelme­nte, “a turma da esquerda se incomodou” por ele ter reconhecid­o “algum mérito no governo Pinochet”.

“O Chile, para poder ser o que ele é hoje, com US$ 24 mil de renda per capita ao ano, um país que tem absoluta independên­cia, que tem prosperida­de, que tem educação de qualidade, foram lançadas bases que permitiram que ele pudesse se consolidar”, disse. “E no Brasil, que o presidente teve de dar seu sangue? Ninguém ficou revoltado?”

Onyx ainda pregou ainda a necessidad­e de um pacto nacional, superando, inclusive, diferenças ideológica­s.

Bolsonaro deve retornar ao Brasil no sábado (23). A programaçã­o inclui participaç­ão na Cúpula sobre Integração Sul-Americana e um encontro com o presidente Sebastián Piñera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil