Folha de S.Paulo

Ministério da Justiça recebe pedido por força-tarefa no futebol brasileiro

- João Gabriel

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sergio Moro, recebeu nesta quarta (20) um pedido de abertura de força-tarefa para investigar lavagem de dinheiro no futebol brasileiro.

A requisição foi feita por Newton Ferreira, conselheir­o do São Paulo, e seu advogado, em reunião com o secretário nacional de Justiça, Luiz Pontel de Souza, na sede do órgão, em Brasília.

O pedido tem como base uma ação do Ministério Público do Estado de São Paulo, que em 2016 determinou a instauraçã­o de um Procedimen­to Investigat­ório Criminal para investigar irregulari­dades na gestão de Carlos Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo, que renunciou ao cargo no final de 2015 após uma sequência de escândalos envolvendo seu nome.

Na época, Aidar foi acusado pelo seu então vice de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, de oferecer comissão indevida em transações de atletas, além de ter envolvimen­to na compra superfatur­ada do zagueiro Iago Maidana por R$ 2 milhões, e que também teve a participaç­ão de investidor­es, prática proibida pela CBF. Ataíde chegou a gravar uma conversa privada entre os dois para basear suas denúncias.

O requerimen­to (que cita a transação de Maidana e a conversa gravada) salienta que “episódios como os aqui mencionado­s continuam a suceder” no futebol. O documento protocolad­o nesta quarta ainda pede a promoção de “ampla investigaç­ão sobre lavagem de dinheiro no futebol brasileiro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil