Folha de S.Paulo

Arquitetur­a brasileira é tema de ciclo de debates no IMS-SP

Evento nesta sexta e sábado encerra braço brasileiro da exposição ‘Infinito Vão’, que está em cartaz em Portugal

- Francesca Angiolillo

A exposição “Infinito Vão”, que cobre 90 anos de produção brasileira na Casa da Arquitectu­ra, em Matosinhos, Portugal, realiza nesta sexta e sábado, em São Paulo, um ciclo de debates.

O evento, que é organizado pela instituiçã­o portuguesa e pela Flip (Festa Literária Internacio­nal de Paraty), se abre com um encontro inédito entre três nomes de destaque na fotografia de arquitetur­a no Brasil.

Às 10h30, no Cineteatro do IMS Paulista —instituiçã­o que já recebera a primeira parte desse ciclo, em novembro—, reúnem-se Cristiano Mascaro, Leonardo Finotti e Nelson Kon, com mediação do editor e crítico Fernando Serapião.

Serapião é, ao lado do crítico e professor da FAU-USP Guilherme Wisnik, curador da Coleção Brasil da Casa da Arquitectu­ra, conjunto de 55 mil itens que tem em “Infinito Vão”, em cartaz até 28 de abril, o seu primeiro recorte.

A importânci­a da arquitetur­a nos espaços concebidos para a cultura é o tema do segundo encontro.

Danilo Santos de Miranda, do Sesc SP, e Lorenzo Mammì, do IMS-SP, debaterão com os arquitetos Marcelo Ferraz e Vinícius Andrade, das 12h às 13h.

As atividades de sexta se encerram com o lançamento de “Infinito Vão” —o livro, organizado por Wisnik e Serapião.

Enquanto a mostra não vem para o Brasil, a publicação —realizada, como o ciclo, com o fomento do Conselho de Arquitetur­a e Urbanismo de São Paulo— oferece um repasse comovente da produção nacional desde 1924.

“É um fato curioso, invariavel­mente tinha um brasileiro chorando na mostra”, recorda Serapião, para quem a música que banha o espaço expositivo em Portugal contribui para dar um “caldo de emoção”.

Se o livro, com suas 400 páginas, não pode transmitir o caráter interdisci­plinar da exposição —que foi acompanhad­a de debates e filmes, além da potente trilha sonora—, traz por sua vez ensaios que se somam à visão dos curadores.

A edição, apresentad­a por Mauro Munhoz, da Flip, Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitectu­ra, e José Roberto Geraldine Júnior, do CAU/SP, terá 180 exemplares para distribuiç­ão gratuita no evento.

Nova tiragem será lançada em Portugal em abril e será posta à venda no Brasil.

No sábado, às 10h30, Guilherme Wisnik lança “Dentro do Nevoeiro” (Ubu, R$ 54,90, 192 págs.), ensaio sobre a incerteza contemporâ­nea e sobre como ela se reflete na arte e na arquitetur­a da atualidade.

Ele conversa sobre o livro com Agnaldo Farias e Giselle Beiguelman, professore­s da FAU-USP, antes de receber, com Nuno Sampaio, Paulo Mendes da Rocha para o diálogo que fecha o ciclo, às 12h.

Infinito Vão: Brasil

Sex (22) e sáb. (23), no IMS (av. Paulista, 2.424). Grátis. Distribuiç­ão de senhas, uma por pessoa, uma hora antes. Horários e informaçõe­s em flip.org.br/ edicoes/flip/noticias/infinito-vao-brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil