Folha de S.Paulo

Filmes e peças de Domingos Oliveira

-

BR 716 (2016) Caio Blat interpreta um alter ego do diretor em seu último filme, sobre um escritor boêmio nos meses pré-1964

TODO MUNDO TEM PROBLEMAS SEXUAIS (2000) A peça, que virou filme em 2008 depois do sucesso nos palcos, apresenta uma série de esquetes

ASSUNTO DE FAMÍLIA (1969)

Estrelado por Fernanda Montenegro e Fernando Torres, o texto da peça dirigida por Paulo José traça uma radiografi­a de uma família burguesa nos anos 1950

TODAS AS MULHERES DO MUNDO (1966)

O primeiro filme de Domingos conta a história de um mulherengo que, apaixonado, precisa permanecer fiel cord). “Não sou rico, não sou gênio. Mas sou forte no amor. É vocação: amo muito”, disse.

Com título que faz alusão à rua Barata Ribeiro, em Copacabana, o filme “BR 716” (2016) pode ser considerad­o a última parte de uma trilogia que começa com “Todas as Mulheres do Mundo” e continua com “Edu, Coração de Ouro”.

Assim como nos dois primeiros, ele retratava o ambiente festivo da zona sul do Rio, que impulsiona amores intensos e efêmeros. Foi o último filme lançado por ele, seu 18º longa-metragem.

O cineasta está ali por inteiro, do encantamen­to pelas mulheres à angústia diante da morte, da inquietude artística ao pendor para a boemia. Quando fez 80 anos, em 2016, ele comemorou com uma festa de três dias e uma playlist com 12 horas de música.

“Ninguém nasce ou morre de repente. Existe um longo processo de morrer, que começa num dia. Sempre me pergunto se o meu já chegou. Acho que não”, disse ele à Folha, também em 2014.

O diretor deixa a mulher, Priscilla, a filha, Maria Mariana, e quatro netos. O corpo seria velado na noite deste sábado (23), no Planetário da Gávea. O enterro está marcado para este domingo (24), no cemitério São João Batista, em Botafogo. O horário ainda não havia sido confirmado até a conclusão desta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil