Folha de S.Paulo

Coleção Folha apresenta as reluzentes obras do pintor simbolista Gustav Klimt

- Otávio Tronco

No próximo domingo (31), a duplinha de amigos Laura e Lucas vai embarcar em uma expedição pela Áustria para conhecer os detalhes da vida do pintor simbolista Gustav Klimt.

Os personagen­s narram a trajetória do artista, que ajudou a fundar a Secessão de Viena, movimento artístico da virada do século 19 para o 20, que buscava romper com as tradições da pintura impostas até aquele momento.

Klimt dedicou a vida à pintura, mas só foi no começo do século 20, após uma viagem à Itália, que desenvolve­u os seus quadros mais icônicos.

Os brilhantes mosaicos bizantinos que viu em Veneza causaram uma forte comoção no artista e influencia­ram o seu uso do dourado.

Suas pinturas nesse tom, inclusive, chegaram a ser criadas com folhas de ouro e algumas vezes de prata, elementos que deram aspecto brilhante às telas.

Os trabalhos desse período mais reluzente são os últimos da vida de Klimt. As obras são conhecidas pelas superfície­s quase que totalmente adornadas com elementos geométrico­s e florais.

Nessas pinturas, as figuras centrais, de acordo com o estilo simbolista adotado pelo artista, estão a serviço de uma alegoria mais ampla, dominando os ambientes coloridos e sedutores desenvolvi­dos pelo austríaco.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil