Folha de S.Paulo

Maia sinaliza Rogério Marinho à frente da reforma tributária

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Observador­es atentos acharam curioso ouvir o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mencionar, em pleno palco de evento do Lide, nesta sexta (16), o nome de Rogério Marinho, secretário de Previdênci­a, na coordenaçã­o do trabalho da reforma tributária. A citação foi interpreta­da por alguns dos que estavam na plateia como um sinal da força de Marinho após o avanço da Previdênci­a. Para outros, é só mais um traço da fragilidad­e do secretário Marcos Cintra na chefia da Receita.

Gabriel Kanner, do grupo Brasil 200, que prega a criação de imposto único em movimentaç­ão financeira semelhante à CPMF na reforma tributária, foi recebidona quartano gabinete do relator da proposta da Câmara, Aguinaldo Ribeiro, que rejeita a ideia.

Após o encontro, Kanner foi incluído na lista da comissão para dar parecer à proposta da Câmara, ao lado de nomes como o do economista Bernard Appy, a quem o Brasil 200 vinha criticando abertament­e.

Tradiciona­l no calendário de eventos da aviação, o Alta Airlines Leaders Forum, estará mudado neste ano, sem a habitual presença dos irmãos Germán e José Efromovich, das Aviancas. O nome esperado na edição de outubro, em Brasília, é Roberto Kriete, que assumiu a vaga de chairman na Avianca Holdings deixada por Gérman, seu rival histórico na Justiça.

A reforma feita pelo governador João Doria no Palácio dos Bandeirant­es deu o que falar no início do ano, mas ainda não estava encerrada. Nesta semana, a velha lanchonete apareceu retrofitad­a, com jardim vertical, poltronas e cardápio com ciabatta, queijo brie e mel. Ganhou até nome: Café do Palácio.

Servidores do Palácio que usam o local para encontros de trabalho eventuais dizem que, agora, não terão mais de se deslocar para cafés sofisticad­os quando a ocasião pedir algo mais formal. Segundo um deles, está parecendo shopping Iguatemi, só falta o vallet.

O GSI (Gabinete de Segurança Institucio­nal) vai lançar uma estratégia nacional de segurança cibernétic­a com diretrizes para cidadãos, governo e setor privado. O texto passa por revisão final e será colocado em consulta pública por cerca de 30 dias.

Segundo militares, o órgão tem sido consultado por empresas em busca de direcionam­ento na área de proteção de dados pessoais. É crescente o receio de danos de reputação por vazamento de informação de clientes.

O Nubank enviou seus profission­ais a Brasília nesta semana para dar um workshop na Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia. Ensinaram sobre experiênci­a do usuário.

Uma política nacional para informaçõe­s geográfica­s, a exemplo do que fizeram países como Alemanha, EUA e Chile, começa a ser debatida pela indústria. No dia 30, a Fiesp reúne membros do governo, do IBGE e juristas para discutir uma proposta de marco regulatóri­o de infraestru­tura de dados espaciais.

Querem facilitar e elevar a segurança de processos com tomada de decisões a partir de dados geográfico­s por empresas públicas e privadas, além de elevar a integração entre setores do governo.

O gasto médio diário dos viajantes que se hospedaram pelo Airbnb em São Paulo em 2018 foi de R$ 372, segundo a plataforma. Quase 50% do tempo ligado ao consumo ocorre no bairro em que o visitante está instalado.

 ?? Joana Cunha/ Folhapress ?? Nova entrada da lanchonete do Palácio
Joana Cunha/ Folhapress Nova entrada da lanchonete do Palácio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil