Folha de S.Paulo

Portaria libera posse de armas iguais às da Polícia Militar de São Paulo

- Alfredo Henrique

O Exército publicou no Diário Oficial da União de quinta-feira (15) uma portaria com lista atualizada de armas de uso restrito que passam a ser permitidas para cidadãos comuns.

Entre os calibres liberados, que eram exclusivas para agentes de segurança e das Forças Armadas, estão o 9 milímetros, 45 e ponto 40 —o mesmo utilizado pelas polícias militar e civil em São Paulo.

A listagem do Exército foi produzida para adequação ao decreto 9.846, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 25 de junho.

Entre as armas que antes eram exclusivas para policiais e membros das Forças Armadas estão a Smith & Wesson calibre 40, a Colt 45, ou ainda o Remington Fireball 221. Alguns dos armamentos que continuam proibidos aos civis são os fuzis calibres 762 e 556, e as munições Winchester Magnum, com calibre 380 e 340.

O tenente-coronel Marco Aurélio Valério, chefe do Centro de Material Bélico da Polícia Militar paulista, diz que os debates sobre civis que compram armas, cujos calibres antes eram restritos, precisam sair do “campo político”.

“O debate deveria ser técnico. Tanto o ferimento provocado por um revólver [calibre] 38 quanto por uma [pistola] 9 milímetros pode matar, dependendo de onde o tiro acerta”, afirmou.

Para a coordenado­ra de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, nenhum civil precisa ter arma potente para se defender.

Ela destaca que o calibre maior das munições agora liberadas aos cidadãos comuns acaba com a lógica de se ter duas categorias de armamentos. H VEJA A LISTA COMPLETA EM FOLHA.COM/O3UAJBX2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil