Folha de S.Paulo

Sistema privado para monitorar desmate é jogar recurso fora, diz ex-diretor do Inpe

-

Ricardo Galvão, exdiretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), diz que o sistema de monitorame­nto privado de desmate pretendido pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) não tem serventia e só vai gerar mais gasto de recursos.

Galvão participou, nesta sexta (16), de uma palestra na USP intitulada Autonomia e Liberdade Científica.

Segundo o ex-diretor do Inpe, Salles se irritou com o cientista após a participaç­ão de ambos no programa Painel, da Globo News.

“Eu falei: ‘Ministro, não se mede a distância Rio-SP com uma régua de 10 cm”, disse Galvão. “A copa de uma árvore da Amazônia tem diâmetro de 15 m, 20 m. Para que eu preciso de uma resolução de 2 m para um alerta de desmatamen­to? Eu preciso de uma resolução de 2 m se eu quiser pagar muito mais para um sistema com maior resolução e maior quantidade de dados.”

O ex-diretor relembrou a redução da destruição alcançada em gestões anteriores, com auxílio do Inpe —o desmate caiu cerca de 3,7 vezes, de mais de 27 mil km² (2004) para 7.536 km² (2018).

Houve tentativas de explicar os dados do Inpe para Salles, mas o ministro, segundo Galvão, não entendeu.

Galvão também disse que os cientistas do Inpe não tiveram acesso aos dados que supostamen­te mostrariam erros nas informaçõe­s de desmate. Galvão afirmou que os dados foram requisitad­os, mas que Salles não os disponibil­izou.

“Temos certeza que o Prodes vai mostrar um aumento imenso do desmatamen­to”, afirmou Galvão.

 ?? Juca Varella - 21.abr.12/Folhapress ?? Desmate para pasto próximo a Altamira (PA), recordista em alertas
Juca Varella - 21.abr.12/Folhapress Desmate para pasto próximo a Altamira (PA), recordista em alertas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil