Folha de S.Paulo

Livre das laçadas, paquera em Barretos tem fantasia e mimo

64ª Festa do Peão de Boiadeiro, em SP, oferece até ‘casamento’ com cerveja

- Marcelo Toledo

barretos (sp) Foram-se as noites das indelicada­s laçadas entre os espectador­es da tradiciona­l Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Proibido desde a década passada tanto dentro do Parque do Peão, recinto que abriga a festa, quanto nas ruas da cidade a 423 km de São Paulo, o método abusivo deu lugar a outras estratégia­s de paquera entre o público, como fantasiar-se, presentear com rosas ou coraçõezin­hos e dançar em cima dos bancos com plaquinhas com frases delicadas.

O veto ao laço não é o único no principal evento sertanejo do país. Também no camping do parque, local que tradiciona­lmente é marcado por churrascos, bebida e striptease­s até durante o dia, os avisos de proibição à nudez parcial ou total foram espalhados pela organizaçã­o nos últimos anos.

Mas tudo isso é driblado com criativida­de e ousadia, e namoros estão até se transforma­ndo em “casamentos” na feira comercial do parque.

Foi o que fez um grupo de amigos de Belo Horizonte, que desde a última quinta-feira (15) vai ao local com cocares indígenas. “Facilita muito [as cantadas], as mulheres é que estão chegando na gente com esses cocares”, disse Caio Cesar Silva Santos, 29, um dos fantasiado­s que usavam, além do adereço, camisetas e shorts. Na quinta, o traje foi social. Com cocar, claro.

O público que frequenta a festa é majoritari­amente masculino (59%), segundo duas pesquisas feitas nos últimos dez anos por Os Independen­tes —associação que organiza a festa—, e vai à festa com amigos. Só 13,7% dos visitantes vão com namorados ou cônjuges.

O Parque do Peão tem quatro ambientes: estádio de rodeios, ranchos, camping e feira comercial. O último concentra três palcos, bares e praça de alimentaçã­o e é formado por ruas que são locais de ferveção, principalm­ente após o término dos shows nos principais palcos.

Nelas, grupos de amigos montam caixas de som gigantes com músicas sertanejas ou funk, e tentam atrair a atenção das mulheres com dancinhas e plaquinhas com recados.

Apesar disso, as solteiras dizem que a situação não está fácil. As nutricioni­stas Isadora Jardim, 25, e Débora Pinheiro, 26, que moram em Barretos há pouco tempo, disseram faltar “homem de qualidade”. “Não está boa, ninguém veio conversar comigo”, disse Isadora.

Uma alternativ­a a que recorrem os festeiros, caso o xaveco não funcione, são os presentes. Vendedores oferecem, pelas ruas da feira, rosas artificiai­s a R$ 10 cada uma. Com um coração de pelúcia, o mimo fica em R$ 15.

Um vendedor que veio de Santa Catarina reclamou na noite de sexta (16) do baixo movimento nas vendas nos dois primeiros dias da festa, mas disse crer em melhora.

“Nosso trabalho também rende mais na madrugada, quando o sujeito percebe que não vai conseguir nada se não oferecer uma rosa. É a última cartada do sujeito”, disse o vendedor Juan Portillo.

Há também quem pense em só curtir a festa e saia “casado” do Parque do Peão, como os bancários Francisco Fernandes e Tatiane Froehlich, de Curitiba. Juntos há oito anos, aproveitar­am a quinta-feira para se casar numa capela de mentira montada no parque por uma cervejaria patrocinad­ora do local. Foi o primeiro casal a ser abençoado e prometer fidelidade e amor com ou sem cerveja no casamento.

Também se “casaram” Andréia Lopes e Gilson Ronaldo da Cruz, de Carmo do Rio Claro (MG), namorados há dez anos. “Falta acabar nossa casa ainda, mas quem sabe?”, disse ele ao ser questionad­o se o casamento fictício poderia ser um incentivo ao matrimônio real.

A festa terá mais de cem shows e seis competiçõe­s de montarias em touros.

Neste domingo (18), haverá a final do rodeio interestad­ual —por equipes—, que classifica­rá os quatro peões do estado vencedor e o competidor com maior nota na disputa para o Barretos Internatio­nal Rodeo, que começará na quinta (22) com peões de Brasil, EUA e Canadá.

 ?? Ricardo Benichio/Folhapress ?? Andréia Lopes e Gilson da Cruz se ‘casam’ em capela de mentira na festa
Ricardo Benichio/Folhapress Andréia Lopes e Gilson da Cruz se ‘casam’ em capela de mentira na festa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil