Folha de S.Paulo

guia o melhor do dia em SP

-

MEMÓRIAS PAULISTANA­S

Termina neste domingo (18) a quinta edição da Jornada do Patrimônio, que promove mais de mil atividades gratuitas em cerca de 500 pontos de São Paulo. Sob o tema Memórias Paulistana­s, a programaçã­o fomenta visitas a imóveis tombados, realiza espetáculo­s itinerante­s a céu aberto e resgata as histórias dos marcos da capital paulista. Confira abaixo parte da programaçã­o pelas regiões da cidade. A Casa da Minha Avó: Caça aos Tesouros Arquitetôn­icos da Mooca A atividade se utiliza de fotos e ilustraçõe­s para promover uma caça a tesouros pelas ruas da Mooca. A ideia é apresentar de forma lúdica as moradias construída­s no início do século 20, que, embora não sejam tombadas, formam a identidade do bairro.

Ponto de Encontro: paróquia São Rafael - Largo São Rafael, s/nº, Mooca. Dom. (18): 11h e 15h. 30 vagas. Cortejo de Memória da Zona Norte O roteiro destaca as heranças culturais da região, como as obras do artista plástico Salvador Ligabue na Igreja Nossa Senhora do Ó e as celebraçõe­s da Folia de Reis e da Festa do Divino. O passeio termina com roda de choro com Fê Braga e o grupo Bando Bom na Casa de Cultura da Freguesia do Ó.

Igreja Nossa Senhora do Ó Lgo. da Matriz Nossa Senhora do Ó, s/nº, Freguesia do Ó, região norte. Dom. (18): 13h. Cortejo de Memória da Zona Sul Personagen­s como o poeta e dramaturgo Paulo Eiró e o escultor Júlio Guerra são lembrados na rota que destrincha o centro histórico de Santo Amaro. Entre as manifestaç­ões culturais do distrito, são destacadas as romarias iniciadas no século 19. Participam o grupo Maracatu Ouro do Congo e o rapper indígena Kunumi MC, de Parelheiro­s.

Ponto de encontro: Centro Cultural Santo Amaro - Av.

João Dias, 822, Santo Amaro, região sul. Dom. (18): 14h. Cortejo de Memória da Zona Leste O percurso acontece no centro da Penha como parte do Festival Tombamento, que celebra o patrimônio e a pluralidad­e dos povos da região. A rota é ambientada com ritmos de manifestaç­ões religiosas e culturais de grupos como o Cordão Sucatas Ambulantes. Ponto de encontro: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - Largo do Rosário, s/nº. Dom. (18): 15h. O Museu Afro Brasil como Terreiro Urbano A proposta da atividade é discutir conceitos relacionad­os à identidade afrobrasil­eira durante uma visita ao Museu Afro Brasil. Ao final, com uma máquina de escrever, participan­tes são convidados a criar palavras de origens africanas e montar uma instalação no Ibirapuera. Ponto de Encontro: Museu

Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral (portão 10), s/nº. Dom. (18): 10h e 14h. 20 vagas. Encerramen­to

Duas atrações encerram o evento no Mirante Nove de Julho: às 16h, os DJs Dandan, Marco e Nyack comandam a festa Discopédia. Às 20h, haverá exibição de “São Paulo, Sociedade Anônima”, drama de 1965 dirigido por Luís Sérgio Person.

Mirante Nove de Julho - Rua Carlos Comenale, s/n, Bela Vista. Dom. (18): 16h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil