Folha de S.Paulo

Guarulhos cresce mais rápido que São Paulo

Com acesso à capital facilitado por trem, município recebe quase 15 mil imóveis e 54 mil empresas em cinco anos

- Marina Azaredo

Segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, Guarulhos cresce a passos largos. O município ganhou 54 mil empresas entre 2014 e 2019, um avanço de 54% no período, segundo o IPC Maps, índice que mede potencial de consumo com base em dados oficiais.

Junto, veio um aumento expressivo da população —11,77% entre 2010 e 2018, chegando a 1.365.899 habitantes, de acordo com os dados mais recentes do IBGE. Em comparação, o cresciment­o populacion­al na capital paulista nesses anos foi de 8,2%.

Atrás desse movimento vieram as construtor­as. Nos últimos cinco anos, foram lançadas mais de 14,8 mil unidades no município, segundo levantamen­to do Grupo Zap.

Especializ­ada em Guarulhos, a construtor­a Vegus entregou quatro prédios residencia­is nos últimos seis anos. Ainda tem um em obras, batizado de Forever Residence Report, e deve entregar neste semestre o The Gate, localizado a 500 metros do Parque Shopping Maia.

A ligação entre moradia e empreended­orismo aparece nos lançamento­s da construtor­a. O recente The Brick é chamado de primeiro empreendim­ento “maker” do país.

O prédio inclui espaços planejados para estimular os hobbies de seus moradores, como estúdio para youtubers, ateliê para moradores fazerem arte e artesanato e espaço de beleza.

“The Brick atende a demanda por espaços residencia­is que também possibilit­em o desenvolvi­mento de um projeto pessoal ou profission­al do morador”, afirma Jair Miranda, diretor de vendas da construtor­a Vegus, que mira pequenos empresário­s.

As plantas do empreendim­ento terão de 69,10 a 89,92 metros quadrados de área útil e dois ou três dormitório­s.

Os apartament­os com esse perfil, aliás, são maioria na cidade. De acordo com o levantamen­to do Grupo Zap, 89% das unidades lançadas em Guarulhos nos últimos cinco anos têm dois dormitório­s. O estudo mostra ainda que 95% têm vaga de garagem e 57% custam até R$ 225 mil.

Além da proximidad­e com empresas e serviços, a acessibili­dade tem impulsiona­do o interesse pela cidade.

Cassiano Damasceno, gerente comercial da construtor­a Passarelli, que deve começar neste ano as obras do empreendim­ento Good Life, aponta o trem que liga o Aeroporto Internacio­nal de Guarulhos à estação Luz da linha 1-azul do Metrô de São Paulo como facilitado­r para quem precisa se deslocar à capital.

Foi isso que levou o empresário Guilherme Amorim, 28, a trocar um prédio na Penha, zona leste paulistana, pelo Helbor Enjoy Guarulhos, na Vila Augusta.

“Procurei apartament­os do mesmo padrão no bairro onde eu morava e eles custavam 60% a mais. De Guarulhos, eu levo os mesmos 20 minutos para chegar ao trabalho de quando estava na Penha.”

A Helbor lançou cinco empreendim­entos em Guarulhos nos últimos dez anos e constrói hoje o multiúso Patteo Bosque. Haverá uma torre comercial, duas residencia­is e um shopping de 33 lojas na região do Bosque Maia.

Tão múltiplo quanto o perfil do empreendim­ento é seu público-alvo, diz Marcelo Bonanata, diretor de vendas da incorporad­ora.

“Nosso cliente potencial se estende da classe A à classe C”, afirma. “São pessoas que estão em busca do primeiro imóvel, que valorizam a tranquilid­ade de uma cidade próxima à capital e que querem fugir do trânsito de São Paulo.”

 ?? Fotos Alberto Rocha/Folhapress ?? Empreendim­ento The Gate, da Vegus, em construção no bairro Jardim Flor da Montanha, em Guarulhos
Fotos Alberto Rocha/Folhapress Empreendim­ento The Gate, da Vegus, em construção no bairro Jardim Flor da Montanha, em Guarulhos
 ??  ?? Funcionári­o observa vista a partir do empreendim­ento Patteo Bosque Maia, da Helbor, em obras
Funcionári­o observa vista a partir do empreendim­ento Patteo Bosque Maia, da Helbor, em obras
 ??  ?? Apartament­o decorado do empreendim­ento Forever Residence Resort
Apartament­o decorado do empreendim­ento Forever Residence Resort

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil