Folha de S.Paulo

‘É hora de sanções contra o Brasil’, cobram alemães

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Dois dos principais veículos alemães, a revista Der Spiegel e o jornal semanal Die Zeit, publicam que “É hora de sanções contra o Brasil”, no título da primeira.

“A Europa não deve ficar de braços cruzados enquanto um preconceit­uoso cético da ciência, movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de floresta para pecuarista­s e plantações de soja”, diz a revista.

Sob o título “Comece onde dói”, o jornal se pergunta: “Que diferença faz cortar o dinheiro para conservar florestas de um governo que não tem mesmo qualquer interesse em conservar florestas?”.

E responde que “seria mais promissor começar num ponto que fere mais: os interesses econômicos de seus exportador­es, por exemplo, os fazendeiro­s que vendem carne e soja em larga escala para metade do mundo”.

De imediato, questiona o acordo comercial ainda “preliminar” da União Europeia com o Mercosul: “Não pode haver novos incentivos para o desmatamen­to”.

Ao fundo, a agência Reuters despachou reportagem de Anthony Boadle sobre a ameaça para o acordo, com alertas de ex-ministros do Meio Ambiente e dos próprios produtores brasileiro­s. Por outro lado, ouviu, do secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, que “a política ambiental deste governo é o uso inteligent­e dos recursos naturais”.

china busca soja No South China Morning Post, embora a Rússia tenha enviado em julho seu primeiro navio carregado de soja à China, as exportaçõe­s devem se manter baixas “nos próximos anos”, segundo especialis­ta russo. A busca de alternativ­as à soja americana segue agora para o Paraguai e o Canadá. De todo modo, em entrevista à agência Xinhua, o embaixador no Brasil, Yang Wanming, afirmou que, desde a posse de Jair Bolsonaro, “os laços mantiveram um ritmo estável e saudável, e a cooperação em várias áreas continuou”.

‘ghostwrite­r’ As edições de domingo do New York Times e do Washington Post, separadame­nte, dedicaram longos perfis a Stephen Miller, 33, “o assessor que escreve a política de Trump” contra imigrantes, sustentado por “forças muito maiores do que sua hostilidad­e aos nascidos no exterior”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil