Folha de S.Paulo

Sabe-tudo, era vovô carinhoso da linha de bonde de Santos

JOSUÉ JERÔNIMO DE CAMPOS (1939-2019)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

Por 19 anos, dos turistas que passeavam pela linha turística do bonde em Santos, no litoral de SP, recebiam o carinho de Josué Jerônimo de Campos, que trabalhava como Vovô Sabe Tudo, um projeto da prefeitura da cidade.

A paixão pela função exercida somada ao seu carisma o deixou famoso, conta uma das filhas, a cuidadora de idosos Ecleia Ferreira Santos, 52.

“O meu pai era carinhoso com as pessoas, brincava com as crianças e ajudava a todos. Ele sabia apresentar a cidade aos turistas. Com ele, uma simples informação se transforma­va numa longa conversa e a prosa sempre terminava em fotografia. Tinha turista que procurava pelo meu pai só para pedir uma recordação.”

Mesmo quando descobriu o câncer na próstata, o sorriso —sua marca registrada—, a alegria e a disposição para o trabalho nunca faltaram.

Apesar da saúde fragilizad­a, Josué manteve o bom humor e sempre tinha uma piada ou história para contar. “O médico o afastou por duas vezes do trabalho, mas ele desobedece­u e voltou. Todos os dias, meu pai saía de casa uma hora e meia antes do horário de entrada para ter mais tempo para conversar com o público na praça Mauá”, diz a filha.

Nascido em Mata Grande (AL) em 18 de novembro de 1939, Josué fixou residência em Santos com 17 anos e integrou, em 2000, o primeiro grupo de ex-motorneiro­s e excondutor­es a atuar na linha turística do bonde pelo programa de valorizaçã­o da pessoa idosa, implementa­do pela prefeitura dois anos antes.

Josué morreu no dia 15 de agosto, por complicaçõ­es de um câncer de próstata, e foi enterrado com o uniforme do trabalho —pedido feito à família três semanas antes de morrer. Deixa três filhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil