Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

MENINA & MENINO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

O Itamaraty indeferiu um pedido de uma advogada da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuai­s e Intersexos­par ater acesso aos documentos que orientaram diplomatas a reiterar que o governo brasileiro entende que“apalavra gênero significa os exobiológi­co: feminino e masculino ”.

PERIGO

O Ministério das Relações Exteriores justificou a negativa afirmando que o tema é “sensível para a condução de negociaçõe­s internacio­nais do país”. Citou ainda, em resposta ao movimento, um decreto que afirma que “são passíveis de classifica­ção as informaçõe­s considerad­as imprescind­íveis à segurança da sociedade ou do Estado”.

O ministério afirma à coluna que a Lei de Acesso à Informação prevê várias razões que podem justificar a classifica­ção de documentos, não se limitando apenas a segurança nacional.

CANETA

O ex-ministro Gustavo Bebianno está rascunhand­o um livro de memórias do período em que fez campanha para Jair Bolsonaro, e também dos meses que passou na Secretaria-Geral da Presidênci­a.

JORNADA

O ministro Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Casa Civil, nomeou um comentaris­ta de rádio de seu estado, o Rio Grande do Sul, como assessor especial. O jornalista Fábio Marçal já trabalhava no governo de Michel Temer, em outro cargo.

VOZ

Marçal diz que foi autorizado pela Comissão de Ética da Presidênci­a, e que o trabalho na rádio serve como “diversão. Não estou lá para favorecer Onyx nem ninguém”.

NO AR

Em julho, por exemplo, Marçal afirmou ao vivo que “hoje quem não dormiu foi o ministro Onyx Lorenzoni porque ele teve essa grande vitória na Comissão Especial”, referindo-se à votação da reforma da Previdênci­a.

microfone

“Se acharmos que ele está usando seu trabalho como assessor, ele vai ser retirado. Mas não percebemos esse conflito de interesse”, diz o gerente-geral da rádio Guaíba, Nando Gross. “Pelo contrário: ele separa bem as duas coisas”, completa.

DICIONÁRIO

O maestro João Carlos Martins vai lançar um novo livro ainda neste ano: “João - de A a Z”. Cada letra correspond­erá a uma lição ou história de vida. Ele diz que as principais letras são D, de determinaç­ão e disciplina, e M, de música.

ETERNO APRENDIZ

“Foi através da disciplina que superei todos os obstáculos da minha vida”, diz. “Ela é necessária para o que nos parece quase impossível.” Já a música “salvou a minha vida”.

eterno aprendiz 2

Aos 64 anos, ele descobriu que não poderia mais tocar piano, por causa de problemas nas mãos. Ficou perdido, sem saber o que fazer.

E se redescobri­u na regência.

VIAGEM

O diretor carioca André Heller-Lopes vai montar nos Estados Unidos uma ópera que se passa na Amazônia. O espetáculo “Florencia en el Amazonas” vai estrear na Universida­de de Yale em 2020, e tem como autor o compositor mexicano Daniel Catán.

MELHORASSI­M

O ministro Celso de Mello, do STF (Superior Tribunal Federal), recusou gentilment­e todas as tentativas de homenageá-lo pelos 30 anos em que está na corte. Discreto na vida pessoal, o magistrado costuma se pronunciar fora de julgamento­s apenas em momentos que considera de extrema gravidade.

PAPEL E CANETA

Mulheres representa­m 68,5% dos jornalista­s registrado­s na Associação de Jornalista­s de Educação. Segundo estudo da instituiçã­o, 58,2% dos seus membros têm rendimento mensal de até R$ 6.986. A pesquisa será lançada nesta segunda (19).

PROFESSORA DOUTORA

A professora Débora Garofalo receberá nesta segunda (19) o “Certificad­o de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas” do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

ELITE MUNDIAL

Débora ficou neste ano entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, também conhecido como o “Oscar da educação”. A professora desenvolve­u na rede municipal um projeto que ensina alunos a construir projetos de robótica a partir do lixo jogado nas favelas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil