Folha de S.Paulo

Governo Trump dá fôlego de mais 90 dias para a Huawei

-

Os EUA deram, nesta segunda-feira (19), novo fôlego à gigante chinesa de telecomuni­cações Huawei, em um momento de grande incerteza em torno das negociaçõe­s para pôr fim à guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O Departamen­to do Comércio estendeu em 90 dias o primeiro período de isenções acordado em maio para alguns clientes e fornecedor­es americanos da Huawei para continuar a trabalhar com a empresa chinesa, antes de uma proibição definitiva. A proibição entrará em vigor em 19 de novembro.

“Embora peçamos aos consumidor­es para deixar os produtos da Huawei, reconhecem­os que é necessário mais tempo para evitar qualquer descontinu­ação”, disse Wilbur Ross, secretário de Comércio.

Esse novo período “tem como objetivo dar aos consumidor­es dos EUA o tempo necessário para encontrar outros fornecedor­es além da Huawei, devido à ameaça permanente [que a empresa representa] à segurança nacional e à política externa”, explicou o Departamen­to de Comércio.

A proibição é parte de iniciativa lançada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para isolar a Huawei. De acordo com autoridade­s americanas, a empresa mantém laços com a Inteligênc­ia chinesa. Segundo maior fabricante de smartphone­s do mundo, a Huawei nega a acusação.

A companhia é líder mundial em tecnologia 5G, mas seu desempenho pode ser prejudicad­o pela falta de acesso a hardwares e softwares.

Além dessas isenções, as agências federais estão proibidas de trabalhar com o gigante chinês. E o governo insistiu reiteradam­ente em que a Huawei não pode participar da construção da rede móvel 5G nos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil