Folha de S.Paulo

Entram em cena ‘falsos patriotas do Vale do Silício’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Na manchete do Wall Street Journal, as gigantes de tecnologia, Big Tech, “já sob holofote federal” nos EUA, vão enfrentar “inquérito antitruste” também em grupo de estados.

A investigaç­ão fez surgirem “Os falsos patriotas do Vale do Silício”, título do colunista de tecnologia do NYT, Kevin Roose, descrevend­o como abriram “corrida para se aconchegar ao governo”. Lista ações de Facebook, Google, Apple e Amazon, o Gafa, ligadas à guerra comercial de Trump.

Mas foi o Twitter, sócio menor do grupo, que chamou a atenção ao adotar uma política contra “meios controlado­s pelo estado”, mais precisamen­te, chineses como a agência Xinhua ou o jornal Global Times/Huanqiu. Porém não contra a BBC, expressame­nte, porque só “financiada por contribuin­tes de impostos”.

A distinção revoltou o site The Canary, o mais alinhado ao Partido Trabalhist­a na oposição britânica, crítico da BBC. Também o Global Times, cujo repórter Fu Guohao foi amarrado e surrado por ativistas de Hong Kong na terça (13).

O jornal chinês enfatizou que, acionado pelo Twitter, o Facebook também passou a derrubar contas. O britânico ressaltou que a escalada das plataforma­s avança ainda sobre veículos iranianos, russos e outros que conflitam com a “narrativa do establishm­ent”.

Enquanto repercutia a lista negra do Twitter, a NBC divulgou extensa reportagem sobre a ascensão do The Epoch Times, site americano ligado à seita chinesa Falun Gong —cujo “objetivo expresso é derrubar o governo da China”. O site alcança hoje até 3 bilhões de visualizaç­ões mensais em suas contas de Twitter, Facebook e YouTube. “Pelos números, não há defensor maior de Trump no Facebook”, destaca a NBC.

 ??  ?? Ilustração do New York Times para a coluna ‘Os falsos patriotas do Vale do Silício’, sobre esforços de Facebook e outros para se aproximare­m de Trump, contra a China
Ilustração do New York Times para a coluna ‘Os falsos patriotas do Vale do Silício’, sobre esforços de Facebook e outros para se aproximare­m de Trump, contra a China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil