Folha de S.Paulo

Mudança climática coloca em perigo sítios históricos na Escócia

-

orkney (escócia) | reuters Estruturas britânicas antigas, mais velhas que as pirâmides, estão ameaçadas pela mudança climática, alertaram especialis­tas. Tesouros arqueológi­cos da Escócia estão em perigo por causa do aumento do nível do mar, das chuvas mais fortes e de eventos climáticos severos.

As ilhas Orkney, na costa norte escocesa, abrigam mais de 3.000 sítios históricos. Há evidências de habitação humana no local há cerca de 8.500 anos, e alguns edifícios datam da Idade do Ferro, da era Viking e de tempos medievais.

Mas cerca de mil sítios estão situados na costa. Um deles é a estrutura de pedra South Howe Broch, da Idade do Ferro, na ilha de Rousay. O mar já tomou grande parte de sua área oeste, e, agora, sua parede está caindo na água.

Julie Gibson, professora da Universida­de das Terras Altas e Ilhas, diz que ela inteira acabará desaparece­ndo. “O que descobrimo­s nos últimos anos é que neste trecho da costa, todos os campos arqueológi­cos estão a ao menos 100 metros do limite do mar”, afirma. “E, quando a água tira essa nossa herança, está levando tudo o que temos.”

A algumas centenas de metros ao norte, está o Midhowe Broch. Trata-se de um edifício da Idade do Ferro bem preservado, por causa de um paredão construído na década de 1930. Um tanque de água alimentado

por uma nascente, lareira e divisões de cômodos ainda estão visíveis. Mas mesmo essa estrutura está em perigo.

Uma avaliação de risco climático dos sítios neolíticos de Orkney, feita pelo órgão público de conservaçã­o Historic Environmen­t Scotland (HES) em julho, descreveu o impacto potencial da mudança climática nos locais como extremo e sua vulnerabil­idade como alta.

De acordo com o HES, a precipitaç­ão média aumentou 27% na Escócia desde o início dos anos 1960. No mesmo período, a precipitaç­ão do inverno aumentou mais de 70% em partes do norte. Um clima mais úmido significa que os edifícios ficam mais úmidos por mais tempo, o que faz com que a água tenha maior probabilid­ade de penetrar na alvenaria

e deteriorá-la. Isso também leva à corrosão de partes metálicas dos edifícios e à instabilid­ade do solo, podendo provocar colapso estrutural.

O nível do mar ainda está subindo e a erosão das praias é um problema crescente. Desde 1970, algumas praias de Orkney se estreitam em média 40 cm por ano. O aumento da tempestade­s também ameaça danificar os locais históricos de Orkney, afirma o HES.

O sítio mais famoso da região é Skara Brae, um assentamen­to neolítico ocupado entre 3100 e 2500 a.C., com uma rede de edifícios de pedra. Quando habitado, ficava a cerca de um quilômetro do mar, com um lago de água doce e dunas de areia no meio. Agora, fica apenas a alguns metros do Atlântico Norte.

 ??  ??
 ?? Fotos George Sargent/Reuters ?? O sítio Skara Brae (à esquerda) e a estrutura Midhowe Broch, em Orkney, que estão ameaçados
Fotos George Sargent/Reuters O sítio Skara Brae (à esquerda) e a estrutura Midhowe Broch, em Orkney, que estão ameaçados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil