Folha de S.Paulo

Com novas manchas, Salvador retira 22 t de óleo em 8 horas

Pelo menos 22 toneladas do produto foram retiradas de praias da capital baiana; santuário do peixe-boi, no litoral norte alagoano, fica ameaçado

- Franco Adailton Com informaçõe­s do UOL.

Quase 400 agentes de limpeza foram deslocados para ajudar na remoção do óleo que chegou ontem a mais praias de Salvador. Em oito horas, foram retiradas ao menos 22 toneladas em um trecho de pouco mais de 1 km.

salvador Novas e maiores manchas de óleo apareceram em Salvador, e o número de pontos da capital baiana atingidos pelo derramamen­to, ainda de causa desconheci­da, subiu para oito nesta quarta-feira (16).

Pelo menos 22 toneladas de óleo foram retiradas pela Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana) de Salvador durante oito horas num trecho de pouco mais de um quilômetro, desde a praia da Pituba até a do Jardim dos Namorados. As manchas também chegaram até as praias de Jardim de Alá e Boca do Rio.

Entre quinta (10) da semana passada, quando o óleo surgiu em Salvador, e segunda(15), a cidade havia retirado apenas 37 quilos do produto. As praias do Flamengo, Stella Mares, Piatã e Jaguaribe foram as primeiras afetadas.

A limpeza começou com 80 agentes na manhã desta quarta, número que subiu para 375 depois que novas aparições foram comunicada­s, segundo o presidente da Limpurb, Marcus Passos, que também faz parte do Centro de Comando Unificado de Incidentes.

Criado no dia 11, o centro é formado pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que faz parte da secretaria estadual do Meio Ambiente, pelo Ibama, pela Sudec (Superinten­dência de Proteção e Defesa Civil do Estado) e pela Bahia Pesca.

Também fazem parte do grupo os Ministério­s Públicos Estadual e Federal, os Institutos de Biologia e de Geociência­s da Bahia (UFBA) e prefeitura­s.

“O óleo [coletado] foi isolado em contêinere­s para ser encaminhad­o ao Ibama, que deverá dar uma destinação final Marcus Passos Presidente da Limpurb de Salvador

“Assim que surgiram os primeiros relatos, demos uma resposta rápida. O óleo foi isolado em contêinere­s para ser encaminhad­o ao Ibama, que deverá dar uma destinação final”, afirmou o gestor da Limpurb. De acordo com a Limpurb, por se tratar de uma substância densa, o material se mantém abaixo da linha da água do mar, o que dificulta o avistament­o durante os sobrevoos feitos entre Salvador e Morro de São Paulo.

“Apesar de termos tido um pico de maré alta, vamos continuar o trabalho de limpeza agora à noite, nas praias com melhor iluminação”, disse.

Em Japarating­a, no litoral norte de Alagoas, uma extensa mancha de óleo surgiu na madrugada desta quarta (16).

Um sobrevoo feito pelo Ibama revelou que há também vários pontos da praia com o material, inclusive próximo ao santuário do peixe-boi, em Porto de Pedras. O Instituto Biota informou que técnicos da ONG foram até o local.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que participou do sobrevoo, “aparenteme­nte o estuário do peixe-boi não foi atingido, mas as praias do entorno foram”. Ele afirmou que a região já está sendo limpa.

 ?? Shirley Stolze/A Tarde ?? Grupo limpa praia de Pituba, em Salvador, que foi afetada por grande mancha de óleo
Shirley Stolze/A Tarde Grupo limpa praia de Pituba, em Salvador, que foi afetada por grande mancha de óleo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil