Folha de S.Paulo

Casos de sarampo chegam a 8,6 mil em SP; sábado é Dia D

- Patrícia Pasquini

são paulo O número de casos de sarampo continua em ascensão no estado de São Paulo. Segundo novo balanço da Secretaria Estadual da Saúde, nesta semana foram confirmado­s 970 novos casos, totalizand­o 8.619, 12,7% a mais que na semana anterior.

“Não quer dizer que os 970 novos casos foram contraídos nesta semana. Os números vêm aumentando por causa daqueles ainda em investigaç­ão”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s, Juarez Cunha.

“Em São Paulo, o período entre 4 e 10 de agosto registrou o maior pico de notificaçõ­es —quase 4.000. De lá para cá tem se observado a diminuição das notificaçõ­es. A impressão é que estamos no momento de declínio de circulação do vírus do sarampo.”

“Independen­temente disso, é necessário continuar a vacinação, pois essa é a única forma de prevenir a doença”, afirma Cunha. Até o momento, 12 pessoas morreram de sarampo no estado, e outra, em Pernambuco.

Desde 7 de outubro, foram imunizadas 17,7 mil crianças —a meta é 2,2 milhões.

A primeira etapa da campanha de imunização termina em 25 de outubro, mas neste sábado (19) será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. Na ocasião, 4.300 postos do estado ficarão abertos entre 8h e 17h. A ação é destinada a crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda etapa da campanha, para pessoas de 20 a 29 anos, vai de 18 a 30 de novembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil