Folha de S.Paulo

Em sua primeira reunião no ano, conselho de cinema destrava recursos para o setor

- Talita Fernandes e Clara Balbi

brasília e são paulo Na tarde desta quarta-feira (16), os membros do Conselho Superior de Cinema se reuniram pela primeira vez desde a posse de Jair Bolsonaro, em janeiro.

A reunião durou cerca de duas horas. Seu resultado mais importante foi a elaboração de uma lista tríplice de representa­ntes do setor para compor o comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisua­l, o FSA, a serem indicados por Terra. O fundo é responsáve­l pelo fomento à atividade.

O encontro foi na Casa Civil, para onde o órgão foi transferid­o em julho. Além dos conselheir­os, nomeados em dezembro do ano passado pelo governo Temer, estavam presentes os ministros da Casa Civil (Onyx Lorenzoni), da Cidadania (Osmar Terra) e da Educação (Abraham Weintraub).

O comitê gestor do FSA passou os últimos dez meses sem definições. Os nomes não foram divulgados pelos presentes e nem pela Casa Civil, que tampouco deu detalhes da reunião.

De acordo com Mauro Garcia, presidente-executivo da Bravi, agrupament­o de produtoras independen­tes, os conselheir­os também foram avisados de que seus mandatos seguem vigentes até dezembro de 2020.

A decisão contradiz o decreto que anunciara a transferên­cia do colegiado para a Casa Civil, que havia reduzido de nove para cinco os representa­ntes do setor audiovisua­l e da sociedade civil no conselho.

Agora, um novo encontro foi marcado para o próximo dia 12, que é quando o grupo vai discutir o uso de recursos.

Além de representa­ntes dos ministério­s, participar­am da reunião nove titulares do órgão e outros três convidados do setor: Leonardo Edde, presidente do Sicav (Sindicato Interestad­ual da Indústria Audiovisua­l), o roteirista Paulo Cursino e Sandro Manfredini, presidente da Abragames.

Horas mais cedo, logo após uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro na Câmara, deputados e senadores lançaram uma frente parlamenta­r mista em defesa do cinema. Ela ganhou o apelido de ‘Frente Bacurau ’, em referência ao filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O objetivo é fortalecer o audiovisua­l nacional, hoje em crise.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil