Folha de S.Paulo

Revelação santista passou por peneira com 5 minutos de jogo

Atacante Kaio Jorge é destaque da seleção sub-17 que disputa Mundial no Brasil

- Klaus Richmond

santos Kaio Jorge, 17, tinha 15 anos quando causou um alvoroço no Santos. Dirigentes do clube ficaram impression­ados com o gol que o garoto havia marcado na vitória contra o Aliança-CE, em 5 de janeiro de 2018, pela fase de grupos da Copa São Paulo.

Mais do que a finalizaçã­o precisa, chamou a atenção o fato de o atacante igualar recorde de Neymar de jogador mais novo do clube a balançar as redes no campeonato.

Seis dias depois, Kaio ainda demonstrou maturidade ao cobrar e acertar o pênalti decisivo na disputa para ir à segunda fase contra o Mirassol, após um empate em 1 a 1.

“Perdi seis jogadores no último dia de inscrições [que subiram para o profission­al] e preferi levar alguns meninos. O Kaio foi um deles e não sentiu peso nenhum, estava pronto para o momento, apesar da pouca idade”, diz Aarão Alves, então técnico do sub-20.

Alguns anos antes, ele já havia surpreendi­do avaliadore­s do próprio clube. Foi aprovado em um teste após cerca de cinco minutos em campo.

Nesse curto período, o garoto de 10 anos marcou um gol, deu arrancadas e dribles desconcert­antes. Bastou para que pedissem que ele fosse diretament­e com o pai até a Vila Belmiro para assinar o seu primeiro contrato.

“Já tínhamos ouvido falar dele por nossos captadores da época. Fazíamos avaliações de 20 a 30 jogadores por semana, mas era um menino acima da média. Foi fácil detectar”, afirma o técnico Luciano Santos, um dos avaliadore­s presentes, que treinava as categorias sub-10 a sub-13.

O jovem jogador nasceu em Olinda (PE) e cresceu badalado no futsal do Náutico e depois do Sport. Segundo o pai dele, Jorge Ramos, a saída do Náutico se deu por discordar de um treinador que não gostava que o filho driblasse.

“Ele era muito visado. A torcida pegava no pé, os adversário­s tentavam desestabil­izar, e ele sempre lidou muito bem com todas as pressões. É muito competitiv­o, com uma capacidade enorme de finalizaçã­o”, conta André Luis Bezerra, técnico no futsal do Sport.

A promessa pediu aos pais para deixar Recife. Curiosamen­te, havia sido dispensado do São Paulo dias antes de encantar no Santos. Para permanecer por lá, porém, foi necessário ajuda financeira.

“Precisavam de um apartament­o e de suporte maior. Falei à diretoria que valeria a pena fazer isso, que ele era um fenômeno”, diz Abel Verônico, supervisor da base à época.

No último ano, a exemplo de outros garotos, ele também teve dificuldad­es para acertar com o clube santista o seu primeiro contrato profission­al, acertado no fim de 2018, mas assinado somente em janeiro de 2019, com vínculo até 31 de dezembro de 2021 e multa recisória de 50 milhões de euros (R$ 230 milhões pela cotação atual).

De acordo com Ramos, eles estiveram “com um pé” para ir para o Athletico-PR, mas Kaio preferiu ficar no Santos.

A promessa disputará o Mundial sub-17 disposto a se tornar um dos principais nomes do time do técnico Guilherme Dalla Déa na competição, que vai de 26 de outubro a 17 de novembro e será disputada em Gama (DF), Goiânia (GO) e Cariacica (ES). O Brasil está no Grupo A, com Canadá, Nova Zelândia e Angola.

“Esse Mundial vai ditar muita coisa na carreira dele. Pelo fato de não ter muitas chances de jogar no profission­al [do Santos], o torneio ainda pode nos ajudar muito”, diz o pai.

Kaio tem seis jogos como profission­al pelo Santos, mas um currículo com diversas convocaçõe­s para seleções de base. Mesmo assim, sua presença no Mundial estava em risco devido a um desentendi­mento do clube com a CBF.

O Santos considerou injusta a convocação do atacante Rodrygo, 18, em junho, para defender a seleção olímpica.

Em resposta, não liberou Kaio para treinament­os com a seleção. Na volta à equipe nacional, no último mês, ele marcou um gol de letra na vitória por 4 a 0 contra a Austrália, em amistoso na Inglaterra.

 ?? Ivan Storti/Santos FC ?? Kaio Jorge participa de atividade do Santos no centro de treinament­o Rei Pelé
Ivan Storti/Santos FC Kaio Jorge participa de atividade do Santos no centro de treinament­o Rei Pelé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil