Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

CHANCE ZERO

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

A tentativa de deputados do PSL de aprovarem emenda para mudar a Constituiç­ão e permitir a prisão de um réu depois de condenação em segunda instância deve ser barrada no STF (Supremo Tribunal Federal) caso a corte adote novo entendimen­to e não permita mais detenção nesta etapa do processo.

COMO PEDRA De acordo com ministros do STF, o artigo que diz que uma pessoa só pode ser considerad­a culpada depois que todos os recursos de seu caso forem julgados é cláusula pétrea da Carta —e só poderia ser modificado por uma nova Constituin­te.

CEP A Secretaria Especial da Cultura pode ser transferid­a do Ministério da Cidadania para o Ministério da Educação. O martelo só será batido depois da aprovação da reforma da Previdênci­a, quando Jair Bolsonaro deve promover uma reforma ministeria­l.

LENTO De acordo com interlocut­or frequente do presidente, o ministro Osmar Terra, da Cidadania, a quem a Secretaria Especial da Cultura é subordinad­a, não estaria avançando a contento na área.

LÂMPADA Terra, por essa análise, estaria sendo triturado pelo próprio entorno dele na cultura e não estaria dando ao assunto a luz que ele merece.

ESQUECE ISSO A cerimônia na Assembleia Legislativ­a de São Paulo (Alesp) que daria a Bolsonaro o Colar de Honra ao Mérito Legislativ­o do Estado, na sexta (18), foi cancelada.

LEMBRE DISSO A homenagem foi proposta pelo deputado Gil Diniz (PSL), braço direito de Bolsonaro que na terça (15) foi acusado de cobrar que seus assessores lhe repassasse­m parte de seus salários —a chamada “rachadinha”.

NO AR A assessoria de Diniz afirma que o cancelamen­to foi feito na semana passada —e não tem relação com a acusação. A citação ao evento, porém, segue no site da agenda da Alesp.

NOAR2 Segundo a equipe do deputado, o motivo foi que Bolsonaro não teria agenda para comparecer à solenidade na assembleia paulista.

AVAL O TJ-MG autorizou que um paciente epiléptico plante Cannabis para o uso medicinal do composto canabidiol em casa. É a primeira vez que o tribunal decide nesta direção.

PEÇA Os advogados Henrique Torres e Leonardo Campos Lima afirmam que o cliente teve a importação do canabidiol custeada pelo Estado apenas uma vez e, “no desespero”, deu início ao plantio.

FICHA LIMPA Na decisão, o desembarga­dor Dirceu Walace Baroni pondera “o fato de o paciente não ostentar qualquer tipo de passagem policial, sem olvidar seu estado clínico”.

DE FORA Além disso, o autor da ação já tem autorizaçã­o para importar a substância. Não faria sentido permitir que ele trouxesse de fora algo que pode plantar no quintal de casa.

HISTÓRIA A noite de autógrafos de lançamento do livro “A Imperatriz da Lava Jato”, da doleira Nelma Kodama, terá distribuiç­ão de biscoitos comestívei­s com formato de tornozelei­ra eletrônica e uma cela de cadeia cenográfic­a para quem quiser fazer selfies atrás das grades. O evento ocorre na terça (22), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

DE VIDA Nelma foi a primeira pessoa presa na Operação Lava Jato, em 2014. Ela passou para um regime aberto diferencia­do em 2016, quando começou a usar a tornozelei­ra eletrônica. Neste ano, a doleira obteve autorizaçã­o para retirar o dispositiv­o.

RANKING Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ficou em primeiro lugar entre deputados de SP no Índice de Popularida­de Digital elaborado pela Quaest, empresa de pesquisa de dados que acompanha o alcance de políticos e personalid­ades nas redes digitais.

QUERIDO PAI O filho de Bolsonaro ficou à frente da deputada Joice Hasselmann (PSLSP) em setembro —campeã, ela passou para o segundo lugar no mês passado. Os posts que alavancara­m a subida de Eduardo no índice estão relacionad­os à cirurgia de seu pai para corrigir uma hérnia.

CONTROLE “Carandiru”, “O Beijo da Mulher Aranha” e “O Rei da Noite” estão entre os sete filmes do diretor Hector Babenco que serão disponibil­izados no canal de streaming Petra Belas Artes à La Carte a partir do dia 31 deste mês. Além deles, dez títulos do cineasta Zé do Caixão também irão integrar o cardápio da plataforma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil