Folha de S.Paulo

Vilões não são isentões

Se Voldemort morasse no Brasil, qual seria sua inclinação ideológica?

- Flávia Boggio Roteirista e autora do núcleo de humor da TV Globo

Há duas semanas nos cinemas, “Coringa” gerou tantas opiniões que o assunto ficou mais saturado do que fotografia de filme do Almodóvar.

Alguns especialis­tas acusam o filme de incitar a violência. Se isso fosse verdade, espectador­es de “Mary Poppins” pulariam de telhados com guarda-chuvas. Eu mesma já vi “Cidadão Kane” algumas vezes e, infelizmen­te, não construí meu império da comunicaçã­o.

“Coringa” também levou a comparaçõe­s com o cenário político e social atual. O assessor da Presidênci­a Filipe Martins, por exemplo, disse que o personagem é um retrato do “ressentime­nto esquerdist­a”, provando que não precisa morar em Gotham City para ser um palhaço maluco.

Seguindo a mesma lógica, fiz um paralelo entre outros personagen­s fictícios e nossa política. Se os grandes vilões morassem no Brasil, quais seriam suas inclinaçõe­s ideológica­s?

Lex Luthor: O inimigo do Super-Homem é um “empreended­or” do mercado imobiliári­o sedento por lucro. Provavelme­nte se juntaria ao partido Novo que, assim como ele, adora cifras altas e camisas engomadas.

Scar: O vilão de “O Rei Leão” diz que luta pelos oprimidos, mas, quando as coisas dão errado, pula fora e cobra mea-culpa das hienas. Posso arriscar que, nas selvas brasileira­s, Scar seria cirista.

Voldemort: O bruxo passa oito filmes prometendo matar Harry Potter e não faz nada. O gosto por não cumprir metas e a plástica errônea no nariz tornam Voldemort um típico eleitor de João Doria.

Thanos: O inimigo dos Vingadores é preocupado com os recurso naturais e faz qualquer coisa para salvar o planeta. Seria simpatizan­te da Rede Sustentabi­lidade, embora suas decisões sejam pouco heterodoxa­s.

Magneto: O vilão dos X-Men começou como minoria que trabalha como metalúrgic­o. Se chegasse ao Brasil, provavelme­nte se identifica­ria com o PT que, assim como ele, se corrompeu com o poder.

Jabba the Hutt: O gigante alienígena de “Star Wars” começou com uma pequena lesma criminosa até se tornar um gângster interestel­ar. Se pousasse sua nave por aqui, provavelme­nte se identifica­ria com outro misógino, asqueroso, que gosta de comer gente: Jair Bolsonaro. Mas talvez até Jabba seja inteligent­e demais para isso.

 ?? Galvão Bertazzi ??
Galvão Bertazzi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil