Folha de S.Paulo

carta branca

Pluralista, diretora do Festival de Berlim seleciona dez filmes alemães de 2003 a 2014

- Cássio Starling Carlos

Com exceção da língua comum, como os filmes traduzem sua origem cultural ou nacional em uma época de fronteiras tão porosas? A seleção para a Mostra de dez títulos representa­tivos do cinema alemão contemporâ­neo dá uma resposta indefinida a esta questão. Mariette Rissenbeek, que assina a curadoria, comandou por 16 anos a German Films, organismo que promove a produção local, eéanov adi retora-executiva da Ber linale.

O recorte reúne títulos realizados entre 2003 e 2014 e tema vantagem de não tentar reduzira variedade temática e formal a algum selo ou parentesco estilístic­o. A diversidad­e geracional dos realizador­es confirma a intenção pluralista. Há desde a veterana Margarethe von Trotta, cujo trabalho como diretora e atriz remonta ao momento do novo cinema alemão nas décadas de 1960 e 1970, até realizador­es mais jovens e conectados com o presente.

Metade do pacote de dez já circulou no circuito comercial: “As Mulheres da Rosenstras­se”, “Contra a Parede”, “À Espera de Turistas”, “Hanami - Cerejeiras em Flor” e “Phoenix”. A Mostra é uma oportunida­de para conhecê-los ou revê-los em tela grande.

“Verão em Berlim”, de Andreas Dresen, e “O Estranho em Mim”, de Emily Atef, são ficções intimistas focadas em personagen­s femini

nas. A maturidade e a solidão para as personagen­s de Dresen ou a maternidad­e para a protagonis­ta do longa de Atef disparam situações de crise que os cineastas filmam colando a câmera aos corpos, implodindo o insistente estereótip­o da fragilidad­e.

A crise é motor também de “Todos os Outros”, segundo longa de Maren Ade, diretora do formidável “Toni Erdmann” (2016). A partir do motivo banal de um casal em férias, Ade desnuda o personagem masculino e filma o amor como um jogo de alternânci­a entre fusão e combate.

“Oh Boy” se inspira na nouvelle vague, no cinema indie e em Woody Allen para narrar um dia na vida de Niko, jovem adulto que não consegue deixar a adolescênc­ia. Filmado com leveza e energia, o longa de estreia de Jan Ole Gerster é tão berlinense quanto paulistano, parisiense ou nova-iorquino, o que o torna ainda mais irresistív­el.

 ?? Divulgação ?? Os atores Tom Schilling e Friederike Kempte em cena de ‘Oh Boy’
Divulgação Os atores Tom Schilling e Friederike Kempte em cena de ‘Oh Boy’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil